Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Área do conteúdo

Raízes que Alimentam: RU da UFC celebra o Novembro Negro com cardápio afro-brasileiro e ação educativa itinerante

Data da publicação: 28 de novembro de 2025 Categoria: Sem categoria

Neste ano de 2025, aconteceu o I Novembro Negro da UFC, mês que marca as comemorações da Consciência Negra. Como parte desta diversificada programação da Universidade, o Restaurante Universitário (RU) participou ativamente desenvolvendo duas iniciativas para o momento. Durante o almoço do dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, foi preparado um cardápio especial com pratos afro-brasileiros. Na oportunidade, os(as) usuários(as) dos RUs dos campi Fortaleza puderam escolher entre as preparações feijoada, bobó de frango e vatapá vegano. Com ampla divulgação nos meios de comunicação oficiais da UFC, bem como no Instagram do @rudaufc, foram servidas 6806 refeições temáticas nesta data. Esta foi a 2ª edição do Afrobrasilidades à Mesa realizada pelo RU da UFC, cuja edição de abertura aconteceu no ano de 2024, no mês de novembro.

Ademais, em paralelo, o Serviço de Nutrição e Promoção da Saúde (SENUT) desenvolveu a ação de educação nutricional “RAÍZES QUE ALIMENTAM”. A proposta foi trazer para o conhecimento da comunidade acadêmica o protagonismo das preparações, dos temperos e das raízes africanas no paladar, além de tecnologias de cozimento que a cultura alimentar brasileira herdou da África, as quais já fazem parte da alimentação cotidiana do nosso país, por vezes desconhecidas. 

Desta forma, foi desenvolvida uma atividade itinerante que ocorreu durante o horário do almoço nos dias 18, 19, 24, 25 e 26 nos refeitórios Pici 2, Pici 1, Benfica, Porangabussu e Labomar, respectivamente. O momento contava com um stand educativo facilitado pelas nutricionistas do SENUT, Julliane Nunes e Theresa Meireles, com o apoio dos estagiários de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Eduarda Castro, Pedro Sousa e Gabriel Leite – e das(os) nutricionistas responsáveis por cada refeitório. A atividade interativa despertou o interesse das pessoas que passavam pelos RUs e contou com a participação de 420 pessoas da comunidade universitária durante os cinco dias de evento.

A interação contava com exemplares de ingredientes de origem afro-brasileira, além de lâminas educativas e troca de conhecimentos com a equipe. Foi realizada ainda um quiz de perguntas sobre o tema. Os(as) participantes também puderam deixar no nosso painel de memória respostas à pergunta “Que comida te conecta com sua ancestralidade?”

As nutricionistas envolvidas destacaram o sucesso e o significado da ação. Theresa Meireles ressaltou a importância de se reconhecer a influência africana no cotidiano: “Muitas vezes consumimos ingredientes e técnicas de origem africana sem esse reconhecimento. Levar esse conhecimento de forma tangível, mostrando o inhame, o azeite de dendê, as pimentas e contando as histórias por trás deles, foi uma forma de resgatar e valorizar uma herança que está na base da nossa cultura alimentar”.

Já Julliane Nunes complementou: “O Restaurante Universitário é um local que vai além de servir refeições, é um espaço de ampliação de repertório alimentar e de construção de conhecimento. Percebo como valioso esse momento em que podemos fazer esse diálogo com os estudantes e ampliar a percepção sobre as origens das preparações culinárias e atribuir novos significados a elas”.

O SENUT é o serviço vinculado ao RU responsável por promover atividades de educação nutricional para a comunidade acadêmica da UFC, além de realizar atendimento nutricional individualizado para estudantes beneficiários da PRAE. Saiba mais aqui.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo