Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Área do conteúdo

Módulos Formativos – Auxílio Ingressante

 

MÓDULO 01

Título: BOAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO E AUTONOMIA INFORMACIONAL NA UFC
Responsável: ALLAN GEORGE DE SOUSA BEZERRA
Formato: Presencial
Local: Bloco Acadêmico da UFC Virtual – Campus do Pici
Objetivo: Capacitar os alunos da UFC para que desenvolvam uma autonomia na busca por informações em fontes oficiais, além de uma comunicação escrita e verbal eficiente e acessível.
Atividades: 

  • O módulo ocorrerá em formato de bate-papo, trazendo discussões sobre o conhecimento e experiência dos alunos acerca dos canais de comunicação oficiais da UFC. A partir daí será apresentada, de forma simples, a estrutura organizacional da instituição, indicando a importância e objetivos de cada Pró-Reitoria.Tudo isso será feito em conjunto com os alunos, pesquisando as informações nos próprios sites oficiais. Também, serão explorados os sites dos cursos dos próprios alunos.
  • Em outro momento, serão realizadas dinâmicas para se compreender as práticas de comunicação dos alunos. A partir dos resultados, se discutirá as fragilidades de uma comunicação incompleta, e se apresentará um formato mais simples e padronizado para agilizar o processo de comunicação entre alunos e servidores que atuam no atendimento, seja de forma oral ou escrita (e-mail, requerimentos ou formulários, aplicativos de mensagens instantâneas etc.).
  • Será abordada a comunicação e disponibilização de informações de forma acessível para pessoas com deficiência. Seja na convivência com outros alunos ou servidores da UFC, ou através das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
  • Por fim, alguns exemplos de comunicação acessível serão apresentados, focando na comunicação com pessoas com deficiência visual, mas tentando abordar outras condições de deficiência.

Cronograma: Com 10h de carga horária, a previsão para acontecimento do módulo é de 16 a 24 de outubro de 2025, às quintas e sextas. Com os 4 encontros, especificados a seguir:

 

1º- 16/10/2025 (quinta-feira) – 13:30 às 16:00

2º- 17/10/2025 (sexta-feira) – 13:30 às 16:00

3º- 23/10/2025 (quinta-feira) – 13:30 às 16:00

4º- 24/10/2025 (sexta-feira) – 13:30 às 16:00

1 turma

Vagas: 20

 

MÓDULO 02

Título: Cartas de um ingressante: vivências e autorregulação da aprendizagem na graduação.
Responsável: Carla Roberta Santos Duarte
Formato: Presencial
Local: Auditório PRAE 
Objetivo: Possibilitar o desenvolvimento de competências para autorregulação da aprendizagem e integração acadêmica.
Atividades: 

  •  Serão desenvolvidas dinâmicas e atividades práticas, apresentação de slides, reflexões e debates a partir de situações relatadas através das cartas de um recém-ingresso.
  • O módulo será desenvolvido em 4 ou 5 encontros semanais com duração de 2h cada encontro em formato ‘roda de conversa’.

Cronograma: Outubro.

O módulo será desenvolvido em 4 ou 5 encontros semanais com duração de 2h e acontecerão no período da tarde. 

2 turmas

Vagas: 25

 

MÓDULO 03

Título: Epidemiologia para todos: oficina para produção de artigos científicos 
Responsável: Caroline Mary Gurgel Dias Florencio
Formato: Presencial
Local: Departamento de saúde comunitária- FAMED- UFC
Objetivo: Apresentar a Epidemiologia como uma ferramenta que é capaz de gerar produtos importantes como resumo de congressos e artigos científicos. Ensinar a fazer artigos científicos e resumos de congressos utilizando bases de dados públicos (DATASUS).

Atividades: 

Aula de revisão sobre Epidemiologia, sua aplicação na prática.

Aula sobre Colocar projeto na Plataforma Brasil

Aula sobre produção de artigo científico parte 1: definindo o tema, introdução, objetivo

Aula sobre produção de artigo científico parte 2: método, estudos epidemiológicos

Aula sobre produção de artigo científico parte 3: Resultados e discussão

Aula sobre produção de artigo científico parte 4: conclusão e regras de referência.

Cronograma: 

2025.1

junho (4, 11, 18, 25) e julho (2 e 9) no período da manhã às 08:30 às 11:00

flexibilização de horário, caso necessário.

2025.2

setembro (3, 10, 17, 24) e outubro (1, 8) no período da manhã às 08:30 às 11:00

flexibilização de horário, caso necessário.

2 turmas

Vagas: 10

 

MÓDULO 04

Título: CONHECENDO A UNIVERSIDADE: ESPAÇOS RELEVANTES PARA SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Responsável:

CLARA MARIA HOLANDA SILVEIRA

PRISCILA GONÇALVES MARINHO

Formato: Presencial
Local: Casa José de Alencar, Museu de Arte e Cultura da UFC, Memorial da UFC, Seara da Ciência e Quadra do Céu. 
Objetivo: Apresentar os principais espaços coletivos da UFC, buscando facilitar a adaptação do estudante ao meio acadêmico.

Atividades: 

Realização de visitas institucionais em equipamentos da UFC,  dividida em grupos de 25 estudantes.

Cronograma: 

1ª turma em 2025.1

2ª turma em 2025.2

2 turmas

Vagas: 25

 

MÓDULO 05

Título: Como cuidar da Saúde Mental na trajetória acadêmica?

Responsável:

Flora Lima Chaves

Luana Rego Colares de Paula

Formato: Presencial
Local: Sala de grupo da PRAE.
Objetivo: Realizar grupos de apoio psicossocial voltados para estudantes beneficiários do Auxílio Ingressante, buscando constituir espaços de acolhimento, encontro e trocas sobre possibilidades de cuidado da Saúde Mental frente aos desafios próprios da vivência acadêmica e da adaptação ao ambiente universitário. 

Atividades: 

Serão propostas atividades presenciais pautadas em uma metodologia dialógico-vivencial, que prioriza a participação e integração grupal, considerando as experiências de cada participante e a temática do cuidado com a Saúde Mental. Utilizaremos recursos audiovisuais para propiciar a interação e expressão, além de sistematização sobre serviços e informações relacionadas a possibilidades de cuidado individual e institucional à saúde mental. Será proposta ainda uma atividade remota articulada às discussões e vivências fomentadas nos encontros presenciais.

Cronograma: 

Turma 1: Encontros nos dias 04, 11 e 18 de junho/25. Horário: Das 14h às 17h.

Turma 2: Encontros dias 08, 15 e 22 de Outubro/25. Horário: Das 14h às 17h.

2 turmas

Vagas: 40

 

MÓDULO 06

Título: Trilha Incluir: Inclusão, Adaptação e Aprendizagem do estudante com deficiência na UFC

Responsável:

Heidyani Leao de Souza

Formato: Presencial

Local: Sala 06 – Bloco de Letras Libras.

Endereço: Bloco do Letras-Libras – 3º Andar

Centro de Humanidades – Área I

Av. da Universidade, nº 2683.

Bairro: Benfica 

Objetivo: Orientar estudantes ingressantes com deficiência, transtorno do espectro autista e/ou altas habilidades/superdotação para uma transição bem-sucedida da educação básica para o ensino superior na UFC, fornecendo informações direcionadas, promoção da autonomia, estratégias de aprendizagem específicas e acesso a recursos adaptados, com o intuito de promover sua adaptação, êxito acadêmico, permanência e preparação para o mundo do trabalho.

Atividades: 

Encontro de Ideias: Apresentação dos objetivos do módulo, conceitos e informações relevantes.

Bate-papo temático: Momento de acolhimento e interação entre os participantes.

Compartilhamento de Saberes: Caminhos possíveis para a adaptação e aprendizagem do estudante com deficiência na UFC.

Explorando os recursos: Demonstração de tecnologias assistivas e ferramentas de acessibilidade.

Aprendizados da trilha: Registro das impressões dos participantes sobre o módulo.

Cronograma: 

16/09 a 18/09/2025

Carga Horária Total: 10 horas

Distribuição do Tempo:

Encontro 1 (3 horas):

Encontro de Ideias: Apresentação dos objetivos do módulo, conceitos e informações relevantes. (30 minutos)

Bate-papo temático: Momento de acolhimento e interação entre os participantes. (1 hora)

Compartilhamento de Saberes: Legislação e Práticas de Apoio a Estudantes com Deficiência (1 hora e 30 minutos)

Encontro 2 (3 horas):

Explorando os recursos: Tecnologias assistivas e ferramentas de acessibilidade. (1 hora)

Compartilhamento de Saberes: Estratégias de Adaptação ao Ambiente Acadêmico (1 hora)

Compartilhamento de Saberes: Gestão da Vida acadêmica: Construção ativa do histórico acadêmico (1 hora)

Encontro 3 (4 horas):

Explorando os recursos: Adaptação de materiais e conteúdo (1 hora e 30 minutos)

Compartilhamento de Saberes: Estratégias de Aprendizagem (1 hora e 30 minutos)

Aprendizados da trilha: Avaliação do módulo e encerramento (30 minutos)

1 turma

Vagas: 30

 

MÓDULO 07

Título: ACESSIBILIDADE PARA UMA JORNADA ACADÊMICA INCLUSIVA: DIMENSÕES COMUNICACIONAL, INSTRUMENTAL E METODOLÓGICA

Responsável:

IONELITO COSTA DE OLIVEIRA

Formato: Presencial
Local: Auditório da PRAE.
Objetivo: Compreender o conceito e a importância das dimensões comunicacional, instrumental e metodológica da acessibilidade no contexto do ensino superior para estudantes com deficiência.

Atividades: 

As atividades previstas neste módulo formativo incluem aulas expositivas dialogadas que buscarão apresentar e debater os conceitos de acessibilidade comunicacional, instrumental e metodológica, promovendo a construção coletiva do conhecimento. Adicionalmente, serão realizadas atividades dinâmicas com o objetivo de priorizar a aplicação prática desses conceitos, como a análise de barreiras comunicacionais, a demonstração da Tecnologia Assistiva (TA) e estudo de caso para propor soluções pedagógicas inclusivas, visando fortalecer a jornada acadêmica de estudantes, incluindo aqueles com deficiência.

Cronograma: 

2025.2, sendo três aulas de 4 horas cada (segunda, quarta e sexta), das 8h às 12h.

1 turma

Vagas: 30

 

MÓDULO 08

Título: Histórias de vida e trajetórias acadêmicas de ingressantes da UFC: juntando os pontos

Responsável:

IRIS GUILHERME BONFIM 

SYNARA LAYANA ROCHA BARBOSA

Formato: Presencial
Local: Sala de grupo da PRAE
Objetivo: Possibilitar um espaço de troca de experiências para estimular o fortalecimento da autoestima, a construção de vínculos e o sentimento de pertencimento à universidade, a fim de qualificar a permanência dos participantes do módulo na UFC.

Atividades: 

Serão realizadas atividades psicoeducativas com a utilização de recursos terapêuticos em grupo, que estimulem trocas de experiências sobre as seguintes temáticas: identidade, autoestima, socialização, saúde mental, desenvolvimento humano, contexto de vida atual e desafios da vivência universitária.

Cronograma: 

Junho de 2025 (04, 11, 18 e 25 de Junho), 10 às 12:30 horas. 1 turma

Vagas: 15

 

MÓDULO 09

Título: Introdução às Fontes de Pesquisa

Responsável:

Izabel Lima dos Santos

Formato: Presencial
Local: Biblioteca de Ciências Humanas (BCH)
Objetivo: Apresentar aos(as) estudantes as principais fontes de pesquisa utilizadas no ambiente acadêmico.

Atividades: 

Apresentação de fontes de pesquisa; Apresentação de técnicas de pesquisa; Atividades práticas de busca e pesquisa e avaliação de fontes de informação.

Cronograma: 

Dias 05, 07, 12, 14, 19 e 21 de agosto. De 14h às 16h30min (Totalizando 15 horas)

1 turma

Vagas: 25

 

MÓDULO 10

Título: Elaboração de Resumos e Pôsteres Científicos

Responsável:

Izabel Lima dos Santos

Formato: Presencial
Local: Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC)
Objetivo: Apresentar aos(as) estudantes a estrutura e características dos resumos e pôsteres científicos.

Atividades: 

Apresentação das características e estruturas de resumos e pôsteres científicos; Atividades práticas relacionadas a elaboração de resumos e pôsteres científicos.

Cronograma: 

Dias 10, 12, 17 e 24 de Junho. De 14h às 16h30min (Totalizando 10 horas)

1 turma

Vagas: 25

 

MÓDULO 11

Título: Clube do Livro: Bem-vindo à Literatura

Responsável:

Katia Borges Barbosa

Formato: Online
Local: Google Meet

Objetivo:

Contribuir com o processo de socialização dos alunos ingressantes, através da leitura em grupo de obras literárias; e, portanto, impactar positivamente no processo de adaptação ao contexto universitário.

Relacionar o enredo da obra às experiências dos alunos nos seus contextos sociais e culturais de modo que eles possam ler a realidade que os cerca de modo interpretativo e menos literal, trabalhando, portanto, a flexibilidade diante dos desafios postos no amadurecer de toda e qualquer trajetória biográfica, especialmente nessa nova fase em suas vidas: a universidade.

Atividades: 

Encontros semanais com leitura e discussão da obra proposta.

Cronograma: 

2025.2

1 turma

Vagas: 25

 

MÓDULO 12

Título: Primeiros passos na Universidade: Aprendizado, Inclusão e Saúde Mental

Responsável:

Laís Lacerda Brasil de Oliveira

Narjara Pires

Formato: Presencial
Local: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos 
Objetivo: Oferecer suporte aos estudantes ingressantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, auxiliando na adaptação ao ambiente universitário, no desenvolvimento de estratégias eficazes de aprendizagem e na promoção da inclusão e do bem-estar acadêmico, fortalecendo a autonomia dos estudantes.

Atividades: 

Rodas de conversa e exposição de conteúdos reflexivos

Cronograma: 

Os encontros são semanais, às quartas-feiras à tarde, mas pode ser ajustado.

Turma 1:

DIA 1 / 15 às 17h (4/06/2025) – Adaptação ao Ambiente Acadêmico e Rotinas Universitárias

DIA 2 /15 às 17h (11/06/2025) – Apoio à Aprendizagem

DIA 3 / 15 às 17h (18/06/2025) – Diversidade, Equidade e Inclusão

DIA 4/ 15 às 17h (25/06/2025) – Saúde Mental e Bem-Estar Acadêmico

DIA 5/ 15 às 17h (2/07/2025) – Projeto de Vida e Trajetória Acadêmica

Turma 2

DIA 1 / 15 às 17h (5/11/2025) – Adaptação ao Ambiente Acadêmico e Rotinas Universitárias

DIA 2 /15 às 17h (12/11/2025) – Apoio à Aprendizagem

DIA 3 / 15 às 17h (19/11/2025) – Diversidade, Equidade e Inclusão

DIA 4/ 15 às 17h (26/11/2025) – Saúde Mental e Bem-Estar Acadêmico

DIA 5/ 15 às 17h (03/12/2025) – Projeto de Vida e Trajetória Acadêmica

2 turmas

Vagas: 10

 

MÓDULO 13

Título: LET’S READ IN ENGLISH?

Responsável:

MARCIA DE MELO FERNANDES GRADVOHL

Formato: Presencial

Local: Prédio Venettia Fontenele – Sala 08

Casa de Cultura Britânica da UFC – Av. da Universidade, 2683 – Benfica

Objetivo:Apresentar as técnicas de leitura via o ensino de uma língua estrangeira.

Atividades: 

Cinco encontros de 02 horas às terças-feiras.

27/05, 03/06, 10/06, 17/06 e 24/06

Horário: 14h00 às 16h00

Cronograma: 

27 de maio à 24 de junho de 2025 – (terças-feiras).

1 turma

Vagas: 25

 

MÓDULO 14

Título: Semana do Cinema Britânico 2025.1 e Semana do Cinema Britänico 2025.2

Responsável:

MARCIA DE MELO FERNANDES GRADVOHL

Formato: Presencial

Local:  

Prédio Venettia Fontenele – Ssla 08 – Casa de Cultura Britânica – Av. da Universidade, 2683 – Benfica. *Semana do Cinema Britânico turma 01 -2025.1

Casa Amarela Eusélio Oliveira

Av. da Universidade, 2591 – Benfica, Fortaleza – CE, 60020-180

*Semana do Cinema Britânico turma 2 – 2025.2

Objetivo: Difusão da língua inglesa e o despertar dos novos discentes para a aquisição de uma língua estrangeira.

Atividades: 

Preparação para o estudo dos cinco filmes a serem apresentados na Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO). O grupo de cinco alunos fará o estudo de cinco filmes para a Semana do Cinema Britânico para semestre 2025.1 e outro grupo (ou o mesmo) para o semestre 2025.2.. Cinco reuniões para planejamento a serem realizadas na Sala 08 da Casa de Cultura Britânica e a apresentação desenvolvida por cada aluno (irão apresentar e explicar o enredo para a plateia, além de dados e curiosidades sobre a direção, aspectos culturais e grupo de atores).

Cronograma: 

Semana do Cinema Britânico 2025.1

Reuniões: 45 minutos às 15h30 nos dias 30/05, 06/06 e 13/06 -(sextas)

Apresentações: 07 e 14/06 (sábados de manhã).

Semana do Cinema Britânico 2025.2

Reuniões de 45 minutos às 15h30 nos dias 03/10, 10/10 e 17/10 – (sextas).

Apresentações: 18/-0 e 17/10 (sábados de manhã).

2 turmas

Vagas: 10 vagas: 05 alunos para a Semana do Cinema Britânico 2025.1 e 05 vagas para a Semana do Cinema Britänica 2925.2

 

MÓDULO 15

Título: Grupo de Leitura e Reflexão: Racismo e Resistência na Literatura e no Cinema

Responsável:

Marcia Regina Mariano de Sousa Arao

Ilanna Teixeira Nunes

Teresinha Oliveira Barbosa 

Formato: Presencial
Local: Sala de grupo ou auditório da PRAE

Objetivo: Proporcionar um espaço de leitura crítica e discussão sobre o racismo e suas diversas formas de manifestação.

Analisar narrativas literárias e cinematográficas que abordam o tema, considerando diferentes perspectivas e contextos históricos.

Estimular a reflexão sobre estratégias de enfrentamento ao racismo e o papel de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais justa.

Promover a produção de textos e materiais reflexivos sobre os debates realizados, contribuindo para a difusão do conhecimento.

Atividades: 

Encontros quinzenais para leitura e debate de textos literários e análise de filmes.

Elaboração de resenhas, ensaios e reflexões individuais ou coletivas sobre os materiais trabalhados.

Discussões mediadas sobre o racismo e suas interseccionalidades.

Evento de encerramento com apresentação de sínteses das discussões realizadas ao longo do semestre

Cronograma: 

Agosto/2025: Abertura das inscrições dos participantes.

Setembro/2025: Encontro inaugural e introdução ao tema; apresentação do cronograma e metodologia.

Setembro – Dezembro/2025: Realização dos encontros quinzenais, alternando discussões de livros e filmes.

Janeiro/2026: Evento de encerramento com compartilhamento das reflexões e produções dos participantes.

1 turma

Vagas: 25

 

MÓDULO 16

Título: Oficina de Estratégias de Leitura e Escrita

Responsável:

MARIA SOCORRO SILVA

Formato: Presencial
Local: Biblioteca do Pici, Auditório PRAE, e Porangabussu
Objetivo: Ensinar métodos e estratégias de leitura e escrita acadêmica aos discentes ingressantes da UFC.

Atividades: 

A prática de ensino-aprendizagem constará de:

– leituras compartilhadas, análises de textos acadêmicos, individual e em duplas,

– Aulas expositivas, interativas, assistência de vídeos, debates; 

– Produção textual individual, em duplas e coletivas e

– Revisão de textos: individual, em dupla e coletiva, mediada pela professora, dentre outras atividades.

Cronograma: 

Carga horária: 12h – As horas podem ser contabilizadas em AACC (Atividades Acadêmico-Científico-Cultural), componente curricular obrigatório, mediante apresentação de Certificado emitido pela DIBEM/PRAE. 

A Oficina será desenvolvida em 4 encontros, cada um com três horas de duração, às segundas-feiras pela manhã ou à tarde. – 2025.2

1 turma

Vagas: 30

 

MÓDULO 17

Título: Por uma universidade anticapacitista

Responsável:

RAFAELA SILVEIRA DE AGUIAR

Clemilda dos Santos Sousa

Formato: Presencial
Local: Secretaria de Acessibilidade. Endereço: Av. da Universidade, 2683, no 1º andar do Bloco do Letras-Libras e Acessibilidade, ao lado da Casa de Cultura Britânica, Centro de Humanidades Área I – Campus do Benfica 
Objetivo: Problematizar acerca das práticas capacitistas e como combatê-las no ambiente acadêmico, assim como conceber a acessibilidade e inclusão das e dos estudantes com deficiência como direito à assistência estudantil na Universidade e garantia de direitos humanos. 

Atividades: 

Oficinas de sensibilização sobre o tema e utilização de outras metodologias ativas. 

Cronograma: 

1ª TURMA:  18, 20, 22 de agosto (13h às 17h); 

2ª TURMA: 22, 24, 26 de setembro (8h30 às 12h30); 

3ª TURMA: 3, 5, 7 de novembro (13h às 17h)

4 turmas

Vagas: 30

 

MÓDULO 18

Título: Normalização de Trabalhos Acadêmicos: apresentando as normas ABNT NBR 14724, ABNT NBR 10520 e ABNT NBR 6023

Responsável:

Raquel da Silva Nascimento

Isabela da Rocha Nascimento

Formato: Online
Local: Google Classroom
Objetivo: Apresentar noções introdutórias sobre a Associação Brasileira de Normas Técnicas e as normas aplicadas em trabalhos acadêmicos, como definições, regras gerais de apresentação, citações e elaboração de referências; com o intuito de auxiliar na produção científica dos alunos da UFC.

Atividades: 

Curso na modalidade online, assíncrono e autoinstrucional. Serão disponibilizados materiais educacionais ao longo dos dias do curso, atividades em fórum para incentivar a participação por meio de comentários e atividade participativa por meio de formulário. As instrutoras estarão disponíveis para responder dúvidas durante a duração do curso.

Haverá uma atividade participativa com o intuito de exercitar o conteúdo apreendido durante o minicurso, sendo necessária para receber o certificado de participação.

Cronograma: 

Carga horária: 16h / Data: 4 a 15 de junho.

1 turma

Vagas: 100

 

MÓDULO 19

Título: ENTRE LÍNGUAS E CULTURAS: AMPLIANDO HORIZONTES PARA UMA TRAJETÓRIA UNIVERSITÁRIA FORTALECIDA

Responsável:

RUY FERREIRA LIMA

Formato: Presencial
Local: Casa de Cultura Francesa
Objetivo: Apresentar as Casas de Cultura Estrangeira como um espaço acessível e estratégico para ampliar as oportunidades acadêmicas, culturais e profissionais dos estudantes da UFC, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio do contato com novos idiomas e valores culturais, as Casas de Cultura Estrangeira não apenas capacitam os estudantes em competências linguísticas, mas também os preparam para experiências de mobilidade acadêmica, ampliando suas perspectivas educacionais e profissionais. Ao proporcionar um ambiente de aprendizagem integrado, as casas favorecem a interação com o mundo e com diferentes saberes, fortalecendo a autonomia, a autoconfiança e a trajetória acadêmica dos ingressantes. Dessa forma, o módulo busca mostrar como esses espaços podem ser uma ponte para a internacionalização e para a construção de um percurso universitário mais enriquecido e conectado com as oportunidades globais.
Atividades: 

  • Apresentar as Casas de Cultura Estrangeira da UFC — Casa de Cultura Alemã, Casa de Cultura Britânica, Casa de Cultura Francesa, Casa de Cultura Hispânica, Casa de Cultura Italiana e Casa de Cultura Portuguesa —, além do Curso de Esperanto e do Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando suas ofertas de cursos de idiomas, atividades culturais, palestras e oficinas voltadas para o desenvolvimento acadêmico e profissional. 
  • Demonstrar como cada Casa proporciona um ambiente de aprendizado que vai além da sala de aula, estimulando a interação com diferentes culturas e promovendo a compreensão de saberes diversos. 
  • Evidenciar a importância de dominar uma língua estrangeira como ferramenta para ampliar as oportunidades de mobilidade acadêmica, estágios internacionais e inserção no mercado de trabalho. 
  • Expor como algumas Casas preparam os estudantes para exames de proficiência internacional, mostrando como a obtenção destas certificações atesta oficialmente a competência linguística e representa um diferencial significativo no currículo em processos seletivos de pós-graduação, bolsas internacionais e oportunidades profissionais. 
  • Destacar como essas certificações não apenas validam o conhecimento, mas também fortalecem a autoconfiança do estudante, preparando-o para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais com mais segurança e autonomia.

Cronograma: 

As atividades previstas serão realizadas em sextas-feiras alternadas, com a oferta de duas turmas ao longo do ano de 2025. A primeira turma ocorrerá no turno da manhã, das 10h às 12h, enquanto a segunda turma será no turno da tarde, das 14h às 16h, proporcionando maior flexibilidade para os estudantes participarem de acordo com sua disponibilidade.

2 turmas

Vagas: 30

 

MÓDULO 20

Título: Nutrição Fora da Caixa

Responsável:

THERESA PAULA FELIX DA SILVA MEIRELES

Indira Cely Costa Cely

Formato: Presencial
Local: Serviço de Nutrição e Promoção da Saúde (SENUT) – Av. da Universidade, 2546 – Em cima do RU Benfica.

Objetivo:  Proporcionar aos estudantes ingressantes uma visão ampla sobre a alimentação, mostrando como os alimentos influenciam não apenas a saúde, mas também a sociedade, a cultura, a economia e o meio ambiente. O módulo estimulará a reflexão crítica sobre nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade, utilizando metodologias criativas, como música, cinema, literatura e atividades interativas

A abordagem criativa da educação nutricional tem o propósito de apoiar os estudantes na construção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, adequados à sua realidade acadêmica e socioeconômica, promovendo o bem-estar e a conscientização ao longo de sua trajetória universitária.

Atividades: 

A cada encontro será abordado um tema (Evolução da alimentação humana, Gastronomia nordestina e a importância dos alimentos locais, Comida e Emoções, Classificação dos alimentos com base no nível de processamento, Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade) com explanações, demonstrações, degustação de alimentos e atividades práticas e reflexivas. Em todos os encontros, os estudantes serão desafiados a refletir sobre os temas apresentados. 

Cronograma: 

Tuma 1: 05/06, 12/06, 26/06, 03/07, 10/07, 17/07 – 6 encontros semanais (toda quinta) – 12h30 às 14h

Turma 2: 02/10/2025 a 06/11/2025 – 6 encontros semanais (toda quinta) – 12h30 às 14h

2 turmas

Vagas: 20

 

 

 

 

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo