Auxílio Emergencial
O que é o Auxílio emergencial?
É um auxílio em dinheiro destinado aos estudantes dos cursos presenciais de graduação (licenciatura ou bacharelado) de todos os Campi da UFC (Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral), que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que atendam a um dos requisitos relacionados abaixo, que estejam impedindo que o aluno frequente normalmente as aulas.
Qual o objetivo do Auxílio emergencial?
Possibilitar que os estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação de todos os Campi da UFC (Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral) possam frequentar regularmente as aulas.
Porém, para solicitar o auxílio emergencial é necessário que os estudantes apresentem alguns requisitos.
Quais os requisitos para solicitar o Auxílio emergencial?
1º requisito – Estudantes que moram em cidades diferentes do Campus em que está matriculado, com dificuldades financeiras para realizar o deslocamento diário (transporte).
2º requisito – Estudantes que necessitem, mediante apresentação de laudo médico, de tratamento médico, medicamentos, exames, próteses e outros acessórios relacionados à saúde, sem os quais ficará difícil frequentar normalmente as aulas; ou que se encontrem com limitação temporária, de saúde mental (ansiedade, depressão, etc), mediante apresentação de atestado psiquiátrico, relatório psicológico, dentre outros.
3º requisito – Estudantes que apresentem dificuldades para aquisição de material acadêmico, mediante solicitação formal do professor da disciplina e orçamento, que sejam essenciais para cursar a matéria em questão, exceto para pagamento de fotocópia e compra de livros.
4º requisito – Estudantes que estejam em situação agravante de vulnerabilidade ou risco social que não conseguiram acessar nenhum outro auxílio, bolsa ou estágio, avaliada por meio de estudo social, ou avaliação socioeconômica via análise documental, para o(s) campi que não possui(em) assistente social, feito(a) pelas equipes técnicas, com base nos documentos apresentados pelo candidato.
Vamos entender:
O que é uma situação agravante de vulnerabilidade?
Ter ocorrido recentemente umas ou mais das situações a seguir:
- ruptura de vínculo familiar;
- mudança inesperada da condição de trabalho/renda;
- adoecimento/falecimento de algum membro do núcleo familiar;
- exposição à situação de violências;
- gravidez e período de puerpério;
- situação de risco habitacional;
- ou outras situações agravantes de risco social que serão analisadas pela equipe de assistentes sociais.
Mas, atenção:
Terão prioridade os estudantes que não recebem nenhum outro benefício financeiro desta Pró-Reitoria.
Valor
⇒ R$ 536,00 (quinhentos e trinta e seis reais)
Responsáveis
Campus Fortaleza: Atendimento presencial em todos os dias de inscrições (Rua Paulino Nogueira, 315, Bloco III, 1º Andar – bairro Benfica).
- Site: www.prae.ufc.br
- Instagram: @praeufc
- E-mail: dibem.case@ufc.br
- Telefone (whatsapp ) (85) 3366-7448
Campus Crateús: Atendimento presencial em todos os dias de inscrições (Bloco Administrativo, no pavimento térreo, sala da Divisão de Apoio Educacional- DAE).
- E-mail: cae@crateus.ufc.br
- Instagram: @ufccrateus
- Telefone: (88) 3691-9707
Campus Itapajé: Atendimento presencial em todos os dias de inscrições (Secretaria Acadêmica, no piso superior do Bloco 01).
- E-mail: cae@itapaje.ufc.br
- Instagram: @ufc.itapaje
- Telefone: (85) 3366-9277
Campus Quixadá: Atendimento presencial em todos os dias de inscrições (sala do Serviço Social no Bloco Administrativo, piso superior ao Restaurante Universitário).
- E-mail: servicosocial@quixada.ufc.br
Campus Russas: Atendimento presencial em todos os dias de inscrições (Rua Felipe Santiago – N° 411, Cidade Universitária, sala Assistência Estudantil II, Bloco A, andar superior)
Campus Sobral: Atendimento presencial em todos os dias de inscrições (Rua Conselheiro José Júlio, Centro, S/N, bloco do curso de Odontologia, 1º andar), nos horários: de 9h às 11h e 14h30 às 16h30.
- E-mail: case@sobral.ufc.br