Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Área do conteúdo

Acolhimento

Acolhimento

O Acolhimento oferecido pela Divisão de Atenção ao Estudante consiste em uma escuta de demandas relativas a dificuldades na trajetória acadêmica e ao sofrimento psíquico de estudantes de cursos presenciais da UFC.

É realizado por profissionais das áreas de psicologia e serviço social e busca oferecer apoio especializado e institucional diante de dificuldades e sofrimentos relacionados ou com repercussões na vida acadêmica, procurando evitar a retenção e a evasão estudantis e favorecer a qualidade da permanência na Universidade. Ao proporcionar um espaço para expressão e escuta, o Acolhimento visa ainda auxiliar o estudante na construção de caminhos e alternativas diante das questões por ele apresentadas, considerando os limites e possibilidades da Universidade, bem como do contexto de vida do estudante. A partir do Acolhimento podem ser realizados alguns encaminhamentos internos e externos à UFC.

Com o advento da pandemia da Covid-19 e das medidas de distanciamento social e de priorização de atividades remotas, os atendimentos aconteceram de modo virtual. Após o retorno às atividades presenciais da UFC, em março/2021, o Acolhimento passou a acontecer através de agendamento por meio do e-mail da equipe (dae.case@ufc.br). Em decorrência da grande demanda, houve um intervalo temporário no recebimento de novos e-mails de agendamento, objetivando, com isso, atender aos que já haviam solicitado.

A partir de 01/06/2022, de forma a responder às exigências do retorno ao funcionamento presencial da universidade e contribuir para uma gestão mais ágil da demanda, o Acolhimento voltou ao formato presencial (anterior à pandemia). A forma de acesso e outras informações estão explicitadas a seguir.

Como funciona:

O acolhimento pode ocorrer em uma ou mais sessões, dependendo de cada caso. O atendimento acontece de modo presencial, por ordem de chegada, nos seguintes dias e horários:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã 08:15h às 11:15h 08:15h às 11:15h
Tarde 13:15h às 16:15h 13:15h às 16:15h 13:15h às 16:15h

Local: PRAE – Rua Paulino Nogueira, 315, Bloco 3, 1º Andar (Sala de Acolhimento)

Sobre o acompanhamento psicológico:

O acolhimento, embora seja realizado por psicólogos, não consiste ainda em vinculação ao acompanhamento psicológico a longo prazo. Existe a possibilidade desse acompanhamento a depender da capacidade interna de absorção das demandas e da avaliação dos profissionais da equipe, considerando critérios de risco/ gravidade e vulnerabilidade.

Não havendo possibilidade de encaminhamento interno, o interessado será orientado a buscar outros serviços que ofereçam atendimento psicológico gratuito virtual ou presencial – tanto em outros setores da UFC quanto em outras instituições da cidade.

Outras possibilidades:

Além das modalidades supracitadas, existe a possibilidade de encaminhamento para o acompanhamento psicológico em grupo (psicoterapia de grupo) e para o Projeto SigniFICANDO, que realiza encontros grupais e grupos de apoio psicológico voltados para o apoio à permanência na Universidade, facilitados por psicólogos(as) da DAE.

A PRAE também conta com o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), que oferece atendimento individualizado e em grupos para questões referentes à aprendizagem na UFC. O contato da SOP pode ser iniciado via e-mail: psicopedagogico@ufc.br .

Observação sobre o atendimento presencial (passaporte de vacina):

Para o atendimento presencial, será necessário ter tomado, pelo menos duas doses ou dose única da vacina contra a COVID-19, conforme dispõe a Portaria nº 61, de 07 de março de 2022 (Gabinete do Reitor).

Acessar Ir para o topo