Módulos Formativos – Auxílio Ingressante
MÓDULO 01
Título: BOAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO E AUTONOMIA INFORMACIONAL NA UFC |
Responsável: ALLAN GEORGE DE SOUSA BEZERRA |
Formato: Presencial |
Local: Bloco Acadêmico da UFC Virtual – Campus do Pici |
Objetivo: Capacitar os alunos da UFC para que desenvolvam uma autonomia na busca por informações em fontes oficiais, além de uma comunicação escrita e verbal eficiente e acessível. |
Atividades:
|
Cronograma: Com 10h de carga horária, a previsão para acontecimento do módulo é de 16 a 24 de outubro de 2025, às quintas e sextas. Com os 4 encontros, especificados a seguir:
1º- 16/10/2025 (quinta-feira) – 13:30 às 16:00 2º- 17/10/2025 (sexta-feira) – 13:30 às 16:00 3º- 23/10/2025 (quinta-feira) – 13:30 às 16:00 4º- 24/10/2025 (sexta-feira) – 13:30 às 16:00 1 turma |
Vagas: 20 |
MÓDULO 02
Título: Cartas de um ingressante: vivências e autorregulação da aprendizagem na graduação. |
Responsável: Carla Roberta Santos Duarte |
Formato: Presencial |
Local: Auditório PRAE |
Objetivo: Possibilitar o desenvolvimento de competências para autorregulação da aprendizagem e integração acadêmica. |
Atividades:
|
Cronograma: Outubro. O módulo será desenvolvido em 4 ou 5 encontros semanais com duração de 2h e acontecerão no período da tarde. 2 turmas |
Vagas: 25 |
MÓDULO 03
Título: Epidemiologia para todos: oficina para produção de artigos científicos |
Responsável: Caroline Mary Gurgel Dias Florencio |
Formato: Presencial |
Local: Departamento de saúde comunitária- FAMED- UFC |
Objetivo: Apresentar a Epidemiologia como uma ferramenta que é capaz de gerar produtos importantes como resumo de congressos e artigos científicos. Ensinar a fazer artigos científicos e resumos de congressos utilizando bases de dados públicos (DATASUS). |
Atividades: Aula de revisão sobre Epidemiologia, sua aplicação na prática. Aula sobre Colocar projeto na Plataforma Brasil Aula sobre produção de artigo científico parte 1: definindo o tema, introdução, objetivo Aula sobre produção de artigo científico parte 2: método, estudos epidemiológicos Aula sobre produção de artigo científico parte 3: Resultados e discussão Aula sobre produção de artigo científico parte 4: conclusão e regras de referência. |
Cronograma: 2025.1 junho (4, 11, 18, 25) e julho (2 e 9) no período da manhã às 08:30 às 11:00 flexibilização de horário, caso necessário. 2025.2 setembro (3, 10, 17, 24) e outubro (1, 8) no período da manhã às 08:30 às 11:00 flexibilização de horário, caso necessário. 2 turmas |
Vagas: 10 |
MÓDULO 04
Título: CONHECENDO A UNIVERSIDADE: ESPAÇOS RELEVANTES PARA SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA |
Responsável: CLARA MARIA HOLANDA SILVEIRA PRISCILA GONÇALVES MARINHO |
Formato: Presencial |
Local: Casa José de Alencar, Museu de Arte e Cultura da UFC, Memorial da UFC, Seara da Ciência e Quadra do Céu. |
Objetivo: Apresentar os principais espaços coletivos da UFC, buscando facilitar a adaptação do estudante ao meio acadêmico. |
Atividades: Realização de visitas institucionais em equipamentos da UFC, dividida em grupos de 25 estudantes. |
Cronograma: 1ª turma em 2025.1 2ª turma em 2025.2 2 turmas |
Vagas: 25 |
MÓDULO 05
Título: Como cuidar da Saúde Mental na trajetória acadêmica? |
Responsável: Flora Lima Chaves Luana Rego Colares de Paula |
Formato: Presencial |
Local: Sala de grupo da PRAE. |
Objetivo: Realizar grupos de apoio psicossocial voltados para estudantes beneficiários do Auxílio Ingressante, buscando constituir espaços de acolhimento, encontro e trocas sobre possibilidades de cuidado da Saúde Mental frente aos desafios próprios da vivência acadêmica e da adaptação ao ambiente universitário. |
Atividades: Serão propostas atividades presenciais pautadas em uma metodologia dialógico-vivencial, que prioriza a participação e integração grupal, considerando as experiências de cada participante e a temática do cuidado com a Saúde Mental. Utilizaremos recursos audiovisuais para propiciar a interação e expressão, além de sistematização sobre serviços e informações relacionadas a possibilidades de cuidado individual e institucional à saúde mental. Será proposta ainda uma atividade remota articulada às discussões e vivências fomentadas nos encontros presenciais. |
Cronograma: Turma 1: Encontros nos dias 04, 11 e 18 de junho/25. Horário: Das 14h às 17h. Turma 2: Encontros dias 08, 15 e 22 de Outubro/25. Horário: Das 14h às 17h. 2 turmas |
Vagas: 40 |
MÓDULO 06
Título: Trilha Incluir: Inclusão, Adaptação e Aprendizagem do estudante com deficiência na UFC |
Responsável: Heidyani Leao de Souza |
Formato: Presencial |
Local: Sala 06 – Bloco de Letras Libras. Endereço: Bloco do Letras-Libras – 3º Andar Centro de Humanidades – Área I Av. da Universidade, nº 2683. Bairro: Benfica |
Objetivo: Orientar estudantes ingressantes com deficiência, transtorno do espectro autista e/ou altas habilidades/superdotação para uma transição bem-sucedida da educação básica para o ensino superior na UFC, fornecendo informações direcionadas, promoção da autonomia, estratégias de aprendizagem específicas e acesso a recursos adaptados, com o intuito de promover sua adaptação, êxito acadêmico, permanência e preparação para o mundo do trabalho. |
Atividades: Encontro de Ideias: Apresentação dos objetivos do módulo, conceitos e informações relevantes. Bate-papo temático: Momento de acolhimento e interação entre os participantes. Compartilhamento de Saberes: Caminhos possíveis para a adaptação e aprendizagem do estudante com deficiência na UFC. Explorando os recursos: Demonstração de tecnologias assistivas e ferramentas de acessibilidade. Aprendizados da trilha: Registro das impressões dos participantes sobre o módulo. |
Cronograma: 16/09 a 18/09/2025 Carga Horária Total: 10 horas Distribuição do Tempo: Encontro 1 (3 horas): Encontro de Ideias: Apresentação dos objetivos do módulo, conceitos e informações relevantes. (30 minutos) Bate-papo temático: Momento de acolhimento e interação entre os participantes. (1 hora) Compartilhamento de Saberes: Legislação e Práticas de Apoio a Estudantes com Deficiência (1 hora e 30 minutos) Encontro 2 (3 horas): Explorando os recursos: Tecnologias assistivas e ferramentas de acessibilidade. (1 hora) Compartilhamento de Saberes: Estratégias de Adaptação ao Ambiente Acadêmico (1 hora) Compartilhamento de Saberes: Gestão da Vida acadêmica: Construção ativa do histórico acadêmico (1 hora) Encontro 3 (4 horas): Explorando os recursos: Adaptação de materiais e conteúdo (1 hora e 30 minutos) Compartilhamento de Saberes: Estratégias de Aprendizagem (1 hora e 30 minutos) Aprendizados da trilha: Avaliação do módulo e encerramento (30 minutos) 1 turma |
Vagas: 30 |
MÓDULO 07
Título: ACESSIBILIDADE PARA UMA JORNADA ACADÊMICA INCLUSIVA: DIMENSÕES COMUNICACIONAL, INSTRUMENTAL E METODOLÓGICA |
Responsável: IONELITO COSTA DE OLIVEIRA |
Formato: Presencial |
Local: Auditório da PRAE. |
Objetivo: Compreender o conceito e a importância das dimensões comunicacional, instrumental e metodológica da acessibilidade no contexto do ensino superior para estudantes com deficiência. |
Atividades: As atividades previstas neste módulo formativo incluem aulas expositivas dialogadas que buscarão apresentar e debater os conceitos de acessibilidade comunicacional, instrumental e metodológica, promovendo a construção coletiva do conhecimento. Adicionalmente, serão realizadas atividades dinâmicas com o objetivo de priorizar a aplicação prática desses conceitos, como a análise de barreiras comunicacionais, a demonstração da Tecnologia Assistiva (TA) e estudo de caso para propor soluções pedagógicas inclusivas, visando fortalecer a jornada acadêmica de estudantes, incluindo aqueles com deficiência. |
Cronograma: 2025.2, sendo três aulas de 4 horas cada (segunda, quarta e sexta), das 8h às 12h. 1 turma |
Vagas: 30 |
MÓDULO 08
Título: Histórias de vida e trajetórias acadêmicas de ingressantes da UFC: juntando os pontos |
Responsável: IRIS GUILHERME BONFIM SYNARA LAYANA ROCHA BARBOSA |
Formato: Presencial |
Local: Sala de grupo da PRAE |
Objetivo: Possibilitar um espaço de troca de experiências para estimular o fortalecimento da autoestima, a construção de vínculos e o sentimento de pertencimento à universidade, a fim de qualificar a permanência dos participantes do módulo na UFC. |
Atividades: Serão realizadas atividades psicoeducativas com a utilização de recursos terapêuticos em grupo, que estimulem trocas de experiências sobre as seguintes temáticas: identidade, autoestima, socialização, saúde mental, desenvolvimento humano, contexto de vida atual e desafios da vivência universitária. |
Cronograma: Junho de 2025 (04, 11, 18 e 25 de Junho), 10 às 12:30 horas. 1 turma |
Vagas: 15 |
MÓDULO 09
Título: Introdução às Fontes de Pesquisa |
Responsável: Izabel Lima dos Santos |
Formato: Presencial |
Local: Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) |
Objetivo: Apresentar aos(as) estudantes as principais fontes de pesquisa utilizadas no ambiente acadêmico. |
Atividades: Apresentação de fontes de pesquisa; Apresentação de técnicas de pesquisa; Atividades práticas de busca e pesquisa e avaliação de fontes de informação. |
Cronograma: Dias 05, 07, 12, 14, 19 e 21 de agosto. De 14h às 16h30min (Totalizando 15 horas) 1 turma |
Vagas: 25 |
MÓDULO 10
Título: Elaboração de Resumos e Pôsteres Científicos |
Responsável: Izabel Lima dos Santos |
Formato: Presencial |
Local: Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC) |
Objetivo: Apresentar aos(as) estudantes a estrutura e características dos resumos e pôsteres científicos. |
Atividades: Apresentação das características e estruturas de resumos e pôsteres científicos; Atividades práticas relacionadas a elaboração de resumos e pôsteres científicos. |
Cronograma: Dias 10, 12, 17 e 24 de Junho. De 14h às 16h30min (Totalizando 10 horas) 1 turma |
Vagas: 25 |
MÓDULO 11
Título: Clube do Livro: Bem-vindo à Literatura |
Responsável: Katia Borges Barbosa |
Formato: Online |
Local: Google Meet |
Objetivo: Contribuir com o processo de socialização dos alunos ingressantes, através da leitura em grupo de obras literárias; e, portanto, impactar positivamente no processo de adaptação ao contexto universitário. Relacionar o enredo da obra às experiências dos alunos nos seus contextos sociais e culturais de modo que eles possam ler a realidade que os cerca de modo interpretativo e menos literal, trabalhando, portanto, a flexibilidade diante dos desafios postos no amadurecer de toda e qualquer trajetória biográfica, especialmente nessa nova fase em suas vidas: a universidade. |
Atividades: Encontros semanais com leitura e discussão da obra proposta. |
Cronograma: 2025.2 1 turma |
Vagas: 25 |
MÓDULO 12
Título: Primeiros passos na Universidade: Aprendizado, Inclusão e Saúde Mental |
Responsável: Laís Lacerda Brasil de Oliveira Narjara Pires |
Formato: Presencial |
Local: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos |
Objetivo: Oferecer suporte aos estudantes ingressantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, auxiliando na adaptação ao ambiente universitário, no desenvolvimento de estratégias eficazes de aprendizagem e na promoção da inclusão e do bem-estar acadêmico, fortalecendo a autonomia dos estudantes. |
Atividades: Rodas de conversa e exposição de conteúdos reflexivos |
Cronograma: Os encontros são semanais, às quartas-feiras à tarde, mas pode ser ajustado. Turma 1: DIA 1 / 15 às 17h (4/06/2025) – Adaptação ao Ambiente Acadêmico e Rotinas Universitárias DIA 2 /15 às 17h (11/06/2025) – Apoio à Aprendizagem DIA 3 / 15 às 17h (18/06/2025) – Diversidade, Equidade e Inclusão DIA 4/ 15 às 17h (25/06/2025) – Saúde Mental e Bem-Estar Acadêmico DIA 5/ 15 às 17h (2/07/2025) – Projeto de Vida e Trajetória Acadêmica Turma 2 DIA 1 / 15 às 17h (5/11/2025) – Adaptação ao Ambiente Acadêmico e Rotinas Universitárias DIA 2 /15 às 17h (12/11/2025) – Apoio à Aprendizagem DIA 3 / 15 às 17h (19/11/2025) – Diversidade, Equidade e Inclusão DIA 4/ 15 às 17h (26/11/2025) – Saúde Mental e Bem-Estar Acadêmico DIA 5/ 15 às 17h (03/12/2025) – Projeto de Vida e Trajetória Acadêmica 2 turmas |
Vagas: 10 |
MÓDULO 13
Título: LET’S READ IN ENGLISH? |
Responsável: MARCIA DE MELO FERNANDES GRADVOHL |
Formato: Presencial |
Local: Prédio Venettia Fontenele – Sala 08 Casa de Cultura Britânica da UFC – Av. da Universidade, 2683 – Benfica |
Objetivo:Apresentar as técnicas de leitura via o ensino de uma língua estrangeira. |
Atividades: Cinco encontros de 02 horas às terças-feiras. 27/05, 03/06, 10/06, 17/06 e 24/06 Horário: 14h00 às 16h00 |
Cronograma: 27 de maio à 24 de junho de 2025 – (terças-feiras). 1 turma |
Vagas: 25 |
MÓDULO 14
Título: Semana do Cinema Britânico 2025.1 e Semana do Cinema Britänico 2025.2 |
Responsável: MARCIA DE MELO FERNANDES GRADVOHL |
Formato: Presencial |
Local: Prédio Venettia Fontenele – Ssla 08 – Casa de Cultura Britânica – Av. da Universidade, 2683 – Benfica. *Semana do Cinema Britânico turma 01 -2025.1 Casa Amarela Eusélio Oliveira Av. da Universidade, 2591 – Benfica, Fortaleza – CE, 60020-180 *Semana do Cinema Britânico turma 2 – 2025.2 |
Objetivo: Difusão da língua inglesa e o despertar dos novos discentes para a aquisição de uma língua estrangeira. |
Atividades: Preparação para o estudo dos cinco filmes a serem apresentados na Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO). O grupo de cinco alunos fará o estudo de cinco filmes para a Semana do Cinema Britânico para semestre 2025.1 e outro grupo (ou o mesmo) para o semestre 2025.2.. Cinco reuniões para planejamento a serem realizadas na Sala 08 da Casa de Cultura Britânica e a apresentação desenvolvida por cada aluno (irão apresentar e explicar o enredo para a plateia, além de dados e curiosidades sobre a direção, aspectos culturais e grupo de atores). |
Cronograma: Semana do Cinema Britânico 2025.1 Reuniões: 45 minutos às 15h30 nos dias 30/05, 06/06 e 13/06 -(sextas) Apresentações: 07 e 14/06 (sábados de manhã). Semana do Cinema Britânico 2025.2 Reuniões de 45 minutos às 15h30 nos dias 03/10, 10/10 e 17/10 – (sextas). Apresentações: 18/-0 e 17/10 (sábados de manhã). 2 turmas |
Vagas: 10 vagas: 05 alunos para a Semana do Cinema Britânico 2025.1 e 05 vagas para a Semana do Cinema Britänica 2925.2 |
MÓDULO 15
Título: Grupo de Leitura e Reflexão: Racismo e Resistência na Literatura e no Cinema |
Responsável: Marcia Regina Mariano de Sousa Arao Ilanna Teixeira Nunes Teresinha Oliveira Barbosa |
Formato: Presencial |
Local: Sala de grupo ou auditório da PRAE |
Objetivo: Proporcionar um espaço de leitura crítica e discussão sobre o racismo e suas diversas formas de manifestação. Analisar narrativas literárias e cinematográficas que abordam o tema, considerando diferentes perspectivas e contextos históricos. Estimular a reflexão sobre estratégias de enfrentamento ao racismo e o papel de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais justa. Promover a produção de textos e materiais reflexivos sobre os debates realizados, contribuindo para a difusão do conhecimento. |
Atividades: Encontros quinzenais para leitura e debate de textos literários e análise de filmes. Elaboração de resenhas, ensaios e reflexões individuais ou coletivas sobre os materiais trabalhados. Discussões mediadas sobre o racismo e suas interseccionalidades. Evento de encerramento com apresentação de sínteses das discussões realizadas ao longo do semestre |
Cronograma: Agosto/2025: Abertura das inscrições dos participantes. Setembro/2025: Encontro inaugural e introdução ao tema; apresentação do cronograma e metodologia. Setembro – Dezembro/2025: Realização dos encontros quinzenais, alternando discussões de livros e filmes. Janeiro/2026: Evento de encerramento com compartilhamento das reflexões e produções dos participantes. 1 turma |
Vagas: 25 |
MÓDULO 16
Título: Oficina de Estratégias de Leitura e Escrita |
Responsável: MARIA SOCORRO SILVA |
Formato: Presencial |
Local: Biblioteca do Pici, Auditório PRAE, e Porangabussu |
Objetivo: Ensinar métodos e estratégias de leitura e escrita acadêmica aos discentes ingressantes da UFC. |
Atividades: A prática de ensino-aprendizagem constará de: – leituras compartilhadas, análises de textos acadêmicos, individual e em duplas, – Aulas expositivas, interativas, assistência de vídeos, debates; – Produção textual individual, em duplas e coletivas e – Revisão de textos: individual, em dupla e coletiva, mediada pela professora, dentre outras atividades. |
Cronograma: Carga horária: 12h – As horas podem ser contabilizadas em AACC (Atividades Acadêmico-Científico-Cultural), componente curricular obrigatório, mediante apresentação de Certificado emitido pela DIBEM/PRAE. A Oficina será desenvolvida em 4 encontros, cada um com três horas de duração, às segundas-feiras pela manhã ou à tarde. – 2025.2 1 turma |
Vagas: 30 |
MÓDULO 17
Título: Por uma universidade anticapacitista |
Responsável: RAFAELA SILVEIRA DE AGUIAR Clemilda dos Santos Sousa |
Formato: Presencial |
Local: Secretaria de Acessibilidade. Endereço: Av. da Universidade, 2683, no 1º andar do Bloco do Letras-Libras e Acessibilidade, ao lado da Casa de Cultura Britânica, Centro de Humanidades Área I – Campus do Benfica |
Objetivo: Problematizar acerca das práticas capacitistas e como combatê-las no ambiente acadêmico, assim como conceber a acessibilidade e inclusão das e dos estudantes com deficiência como direito à assistência estudantil na Universidade e garantia de direitos humanos. |
Atividades: Oficinas de sensibilização sobre o tema e utilização de outras metodologias ativas. |
Cronograma: 1ª TURMA: 18, 20, 22 de agosto (13h às 17h); 2ª TURMA: 22, 24, 26 de setembro (8h30 às 12h30); 3ª TURMA: 3, 5, 7 de novembro (13h às 17h). 4 turmas |
Vagas: 30 |
MÓDULO 18
Título: Normalização de Trabalhos Acadêmicos: apresentando as normas ABNT NBR 14724, ABNT NBR 10520 e ABNT NBR 6023 |
Responsável: Raquel da Silva Nascimento Isabela da Rocha Nascimento |
Formato: Online |
Local: Google Classroom |
Objetivo: Apresentar noções introdutórias sobre a Associação Brasileira de Normas Técnicas e as normas aplicadas em trabalhos acadêmicos, como definições, regras gerais de apresentação, citações e elaboração de referências; com o intuito de auxiliar na produção científica dos alunos da UFC. |
Atividades: Curso na modalidade online, assíncrono e autoinstrucional. Serão disponibilizados materiais educacionais ao longo dos dias do curso, atividades em fórum para incentivar a participação por meio de comentários e atividade participativa por meio de formulário. As instrutoras estarão disponíveis para responder dúvidas durante a duração do curso. Haverá uma atividade participativa com o intuito de exercitar o conteúdo apreendido durante o minicurso, sendo necessária para receber o certificado de participação. |
Cronograma: Carga horária: 16h / Data: 4 a 15 de junho. 1 turma |
Vagas: 100 |
MÓDULO 19
Título: ENTRE LÍNGUAS E CULTURAS: AMPLIANDO HORIZONTES PARA UMA TRAJETÓRIA UNIVERSITÁRIA FORTALECIDA |
Responsável: RUY FERREIRA LIMA |
Formato: Presencial |
Local: Casa de Cultura Francesa |
Objetivo: Apresentar as Casas de Cultura Estrangeira como um espaço acessível e estratégico para ampliar as oportunidades acadêmicas, culturais e profissionais dos estudantes da UFC, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio do contato com novos idiomas e valores culturais, as Casas de Cultura Estrangeira não apenas capacitam os estudantes em competências linguísticas, mas também os preparam para experiências de mobilidade acadêmica, ampliando suas perspectivas educacionais e profissionais. Ao proporcionar um ambiente de aprendizagem integrado, as casas favorecem a interação com o mundo e com diferentes saberes, fortalecendo a autonomia, a autoconfiança e a trajetória acadêmica dos ingressantes. Dessa forma, o módulo busca mostrar como esses espaços podem ser uma ponte para a internacionalização e para a construção de um percurso universitário mais enriquecido e conectado com as oportunidades globais. |
Atividades:
|
Cronograma: As atividades previstas serão realizadas em sextas-feiras alternadas, com a oferta de duas turmas ao longo do ano de 2025. A primeira turma ocorrerá no turno da manhã, das 10h às 12h, enquanto a segunda turma será no turno da tarde, das 14h às 16h, proporcionando maior flexibilidade para os estudantes participarem de acordo com sua disponibilidade. 2 turmas |
Vagas: 30 |
MÓDULO 20
Título: Nutrição Fora da Caixa |
Responsável: THERESA PAULA FELIX DA SILVA MEIRELES Indira Cely Costa Cely |
Formato: Presencial |
Local: Serviço de Nutrição e Promoção da Saúde (SENUT) – Av. da Universidade, 2546 – Em cima do RU Benfica. |
Objetivo: Proporcionar aos estudantes ingressantes uma visão ampla sobre a alimentação, mostrando como os alimentos influenciam não apenas a saúde, mas também a sociedade, a cultura, a economia e o meio ambiente. O módulo estimulará a reflexão crítica sobre nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade, utilizando metodologias criativas, como música, cinema, literatura e atividades interativas A abordagem criativa da educação nutricional tem o propósito de apoiar os estudantes na construção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, adequados à sua realidade acadêmica e socioeconômica, promovendo o bem-estar e a conscientização ao longo de sua trajetória universitária. |
Atividades: A cada encontro será abordado um tema (Evolução da alimentação humana, Gastronomia nordestina e a importância dos alimentos locais, Comida e Emoções, Classificação dos alimentos com base no nível de processamento, Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade) com explanações, demonstrações, degustação de alimentos e atividades práticas e reflexivas. Em todos os encontros, os estudantes serão desafiados a refletir sobre os temas apresentados. |
Cronograma: Tuma 1: 05/06, 12/06, 26/06, 03/07, 10/07, 17/07 – 6 encontros semanais (toda quinta) – 12h30 às 14h Turma 2: 02/10/2025 a 06/11/2025 – 6 encontros semanais (toda quinta) – 12h30 às 14h 2 turmas |
Vagas: 20 |