Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Área do conteúdo

Bolsa de Iniciação Acadêmica – BIA

O que é o Programa de Iniciação Acadêmica? 

O Programa de Iniciação Acadêmica é uma forma de oferecer um espaço para que o estudante possa conhecer e participar de ações de iniciação à universidade, ensino, pesquisa e extensão, artes, gestão, dentre outros; além de ter a oferta direta de uma bolsa (no valor de R$ 700,00) para estudantes que apresentam vulnerabilidade socioeconômica.  Tem como objetivo utilizar as horas semanais da bolsa para que o estudante possa ter a possibilidade de participar de um projeto ou possa se dedicar de maneira mais organizada e guiada em suas atividades de estudos. 

 

Qual o objetivo do programa?

Possibilitar a permanência de estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação de todos os campi da UFC (Crateús, Fortaleza, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral), por meio da concessão de uma bolsa e integração ao ambiente universitário.

Como funciona esse programa?

O estudante selecionado deve realizar atividades como bolsista. Dessa forma, o estudante é alocado em uma das três linhas de atuação: UFC Integra, Inter Pró-Reitorias e Aprendizagem Cooperativa. 

E como funcionam as linhas de atuação?

  • UFC Integra: voltada para estudantes a partir do segundo semestre de graduação. O bolsista deverá desenvolver atividades em projetos que prestarão serviços à comunidade acadêmica, e ainda, em atividades de ensino, pesquisa, extensão e apoio à gestão da assistência estudantil.
  • Inter Pró-Reitorias: voltada para estudantes a partir do segundo semestre de graduação. O bolsista deverá desenvolver atividades em projetos de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura e inovação já aprovados nas  Pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, de Cultura e Arte e de Relações Interinstitucionais .

 

  • Aprendizagem Cooperativa: voltada para estudantes a partir do segundo semestre de graduação. O bolsista deverá desenvolver atividades em projetos de células cooperativas.

 

Quantas horas semanais o estudante precisa disponibilizar para se dedicar à Bolsa de Iniciação Acadêmica?

 Para ser bolsista o estudante precisa ter disponível 12(doze) horas semanais para dedicar às atividades da bolsa.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo