Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Área do conteúdo

Orientação Pedagógica e Psicopedagógica

Serviço de Orientação Pedagógica e Psicopedagógica
Endereço: Rua Paulino Nogueira, 315, Bloco III, 1º andar – Benfica – Fortaleza – CE
E-mail:
pedagogico.prae@ufc.br

O Serviço de Orientação Pedagógica e Psicopedagógica – SOPP prioriza atenção, sobretudo, em áreas da cognição e da aprendizagem significativa, sob uma abordagem integrada, implicando não somente os sujeitos, mas seus vínculos e saberes.

O serviço dedica-se a questões que potencializam o desempenho acadêmico do discente e intervém em dificuldades e transtornos de aprendizagem. Realiza orientação pedagógica e psicopedagógica por atendimentos individualizados e formação de grupos, bem como dialoga com a comunidade acadêmica para estudos e intervenções voltados para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.

Aos discentes, o SOPP disponibiliza:

  • Atendimento individual – intervenção psicopedagógica clínica, orientação de estudos, orientação didático-pedagógica (para estudantes de licenciatura) e intervenção em tratativas para requisitos acadêmico pedagógicos
  • Dinâmicas de Grupo – desenvolvimento de grupos e dinâmicas a partir de temas geradores (demandas de intervenções).

Exemplos de dificuldades de discentes atendidas pelo SOPP: de concentração, foco e assimilação de conteúdos nos estudos; de escrita e leitura; de gestão do tempo; de escolhas quanto à carreira acadêmico profissional.

Serviço de Acompanhamento e orientação pedagógica para estudantes no Espectro Autistas

Para os estudantes neurodivergentes – autistas, fazemos entrevista com a família e o estudante, conjuntamente, visando acolher e identificar suas especificidades, a fim de desenvolvermos estratégias pedagógicas para atendê-los, de modo mais consciente e tranquilo para todos os agentes educacionais. Nesse sentido, dispomos:

Outras atividades de apoio docente-discente:

    • Visitas às unidades acadêmicas por solicitação desses discentes, em vista de mediar conflitos e orientar uma prática docente mais sensível e inclusiva.
    • Mesas redondas, palestras e oficinas sobre neurodiversidade para docentes e TAEs que trabalham com autistas.
    • Atendimento em grupo – Curso de Produção Textual Acadêmica – Como se faz TCC? E Oficina de Estratégias de Leitura e Escrita Acadêmica. – extensivo aos demais estudantes (acompanhar divulgação no site e Instagram da PRAE).
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo