Estudantes da UFC conquistam medalhas de ouro e prata nos Jogos Universitários Brasileiros

Data de publicação: 27 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

Estudantes da Universidade Federal do Ceará foram destaque em duas das seis modalidades de que participaram nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), conquistando uma medalha de ouro no jiu-jítsu e uma de prata no jogo digital Clash Royale. Os jogos ocorreram de 8 a 21 de outubro, em Joinville (SC), excepcionalmente em duas semanas. Na primeira, a UFC marcou presença no judô e xadrez, além dos jogos digitais Clash Royale e Free Fire, que ficam na categoria dos esportes eletrônicos (e-sports). Já na segunda semana, os atletas de jiu-jítsu e tênis de mesa entraram em ação.

MEDALHA DE OURO – Daniel Christian Lemos, aluno do Curso de Administração da UFC, foi campeão da categoria até 70 quilos do jiu-jítsu. O estudante, que é faixa marrom, iniciou no jiu-jítsu há 8 anos. O triunfo do atleta foi marcado por duas lutas, nas quais venceu a primeira por pontos e a segunda por finalização.

Imagem: aluno-atleta com quimono exibe medalha de ouro

O aluno-atleta Daniel Lemos conquistou a medalha de ouro ao vencer uma luta por finalização (Foto: Desporto UFC)

Para Daniel, a conquista representa os frutos do trabalho de estudar e treinar, lutando para ter bons resultados em ambos. Ele definiu a conquista como algo “muito gratificante” e relatou que foi especial trazer o título para o Estado e, principalmente, para a UFC.

“Como eu vinha na preparação para um campeonato em Salvador, na Bahia, que aconteceu no início de outubro, eu já estava no ritmo com relação aos treinos de jiu-jítsu e de preparação física. Então, após esse campeonato, conversei com meu nutricionista e meu preparador físico e conseguimos ajustar a dieta e os treinos para os JUBs, visando à adequação ao tempo de luta e às questões climáticas de Joinville”, explicou.

MEDALHA DE PRATA – No jogo digital Clash Royale, a UFC contou com mais um medalhista: o estudante Antônio Elias Sá Cavalcante, do Curso de Engenharia Mecânica, foi vice-campeão. Elias, que utilizou o codinome “Æ Sá”, disputou a partida decisiva contra Wallace Araujo (UNINASSAU/PE), que já foi campeão mundial da modalidade. O desempenho de Elias chamou a atenção de seus adversários e dos comentaristas, que chegaram a mencionar que ele estava muito próximo do nível profissional.

“Ter chegado nessa final foi resultado de muitos anos jogando. Eu jogo Clash Royale desde o lançamento, em 2016. Minha preparação foi acontecendo no decorrer do ano. Eu ganhei o torneio interno da UFC e depois ganhei o torneio cearense, até chegar na competição”, relatou o ciberatleta, que definiu a experiência de participar dos JUBs como algo “surreal”.

Imagem: alunos-atletas da UFC posam juntos

Parte da delegação da UFC nos JUBs de Joinville: Elias Cavalcante, Adailson Araújo, Amanda Carvalho, Elton Sá, Leonardo Alves, Cecília Marques, Adriano Nunes, Antonio Micaias Sousa e Marina Costa (Foto: Desporto UFC)

PARTICIPAÇÕES – No xadrez, Antonio Micaias Silva de Sousa, do Curso de Filosofia, e Adriano Nunes Cavalcante, do Curso de Letras, passaram muito perto do pódio e quase garantiram mais duas medalhas. Os alunos foram representantes da UFC no xadrez masculino por equipe e finalizaram em 4º lugar. Já na categoria individual, Antonio Micaias ficou na 15ª colocação e Adriano Nunes, na 16ª. A atleta Cecília de Azevedo Marques, aluna do Curso de Biotecnologia, disputou apenas na categoria individual, obtendo o 12° lugar.

Ainda nas competições coletivas, os alunos Adailson Araújo (Engenharia Civil), Amanda Carvalho (Engenharia Elétrica), Elton Lucas (Engenharia de Energias Renováveis) e Leonardo Alves (Engenharia de Computação) conquistaram a 7ª colocação na modalidade de free fire da categoria de e-sports.

Marina de Fátima Stelmachuk (Engenharia de Energias Renováveis) e Samuel Sá Cavalcanti da Silva Pardana (Psicologia) representaram a UFC nas modalidades de judô e tênis de mesa, respectivamente.

Fonte: Wildner Lins de Souza, diretor de Atividades Desportivas da PRAE – e-mail: desportoufc@ufc.br