Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Área do conteúdo

MapSaúde – Promoção da Qualidade de Vida Estudantil

Esta iniciativa objetiva coletar, organizar e divulgar dados sobre projetos e ações internos e externos à UFC que contribuam para a Qualidade de Vida dos estudantes.

As exigências decorrentes da rotina acadêmica (conteúdos curriculares, avaliações, apresentação de seminários, habilidades sociais, etc.), aliadas a fatores como vulnerabilidade socioeconômica e diversas fragilidades psíquicas, podem levar a condições de tensão, angústia e até quadros de adoecimento.

Tais questões, identificadas pela equipe técnica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) nos seus afazeres diários, somadas à impossibilidade de suprir a demanda por atendimento psicológico, levaram à formulação deste Projeto denominado Mapsaúde.

Os interessados em contribuir com o Mapsaúde, divulgando projetos e ações relativos à qualidade de vida estudantil, podem entrar em contato conosco via e-mail: mapsaude@ufc.br ou através do instagram @mapsaudeufc. Agradecemos a parceria.

Listados abaixo estão os projetos mapeados até o momento que se adequaram para funcionar durante o período da pandemia:

 

1. PLANTÃO PSICOLÓGICO LAPFES

Disponibiliza suporte psicológico para momentos de crise de maneira remota e gratuita a qualquer pessoa do estado do Ceará acima de 18 anos mediante preenchimento prévio de formulários de inscrição. Para mais detalhes:

 

2. DIÁLOGO E CUIDADO

 Projeto voltado para uma escuta pontual, em grupo, de estudantes de graduação que demandem essa escuta por conta de alguma situação que estejam vivenciando. Tem como público-alvo todos os estudantes de graduação da UFC e acontece mediante encontros semanais de maneira remota. Para mais detalhes:

 

3. SigniFICANDO

O projeto propõe o desenvolvimento de grupos de apoio psicossocial junto a estudantes da UFC, configurando-os como espaços de acolhimento, encontro e trocas entre estudantes que tenham interesse em compartilhar questões próprias da vivência acadêmica ou com repercussões nela. É destinado a alunos da UFC de diversos cursos e campi, mediante encontros semanais que acontecem de maneira remota, com inscrições abertas, geralmente, no início de cada semestre. Para mais detalhes:

 

4. CENTRO DE HUMANIDADES UFC – ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE

 Oferece atendimento psicológico remoto e gratuito nas modalidades de Acolhimento Psicológico e Aconselhamento Psicológico. Os atendimentos são remotos, acontecem mediante preenchimento de formulário prévio e tem como público-alvo apenas os estudantes e servidores do Centro de Humanidades. Para mais detalhes:

 

5. L’ABRI / UFC – LABORATÓRIO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Atua promovendo e facilitando grupos vivenciais nos variados campos, tendo sempre em vista a promoção da saúde mental, a atividade lúdica e a permanência do estudante na universidade. Oferece grupos de Psicodrama, RPG de Mesa e Arteterapia, renovados semestralmente. Tem como público-alvo todos os estudantes da UFC, bem como, de outras universidades e/ou faculdades. Para mais detalhes:

 

6. AÇÕES MAUC (MUSEU DE ARTE DA UFC)

O MAUC oferece oficinas, atividades culturais e educativas diversificadas, dicas de lugares interessantes de serem visitados e filmes a serem vistos, tendo como foco de suas ações a divulgação de seu acervo, o fortalecimento de vínculos entre responsáveis e crianças, bem como, o acesso da comunidade no geral à conteúdos informativos e instrumentos culturais. Tem como público-alvo a comunidade em geral de diversas idades. Durante a pandemia vem trabalhando com as seguintes ações: Férias no Mauc, Cadernos de colorir , Coluna Fica a Dica, Páginas do @museudesrtedaufc @bibliotecamauc e @educativomauc. Para informações detalhadas:

 

7. COSMOS

O COSMOS (Centro de Orientação Sobre a Morte e o Ser) é um núcleo da UFC que estuda temas como Tanatologia, Cuidados Paliativos, Psicologia Hospitalar, Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal. Dentre as atividades que oferece, se encontram: 1) o projeto Cine Cosmos que é um cine-debate onde ocorre a discussão de filmes que abordam temáticas pertinentes às áreas de estudo e atuação do núcleo, como luto, finitude e envelhecimento; Exibe semanalmente uma obra cinematográfica através da plataforma ‘Discord’, seguida de debate incluindo os responsáveis e os telespectadores sobre o que foi assistido; 2) ‘Grupo para Enlutados: Quando Fala o Coração’ que oferece, gratuitamente, apoio psicológico a pessoas vivenciando situações de perda, buscando auxiliá-las na travessia do luto e na elaboração do sofrimento psíquico advindo desse processo. Os encontros acontecem às sexta-feiras, 8h pelo Google Meet, oferecendo acolhimento e grupo de apoio. É feita a chamada por ordem de inscrição e caso se esgotem as vagas será formada uma fila de espera. Tem como público-alvo estudantes de psicologia e comunidade em geral. Para mais detalhes:

 

8. CINE CENA SOCIAL

O projeto consiste em um cineclube que acontece mensalmente na FACED, de natureza qualitativa e apoia-se na análise de filmes, sendo enriquecida por debates coordenados por professores colaboradores. Objetiva analisar o contexto social, histórico, político e educacional através de longa-metragem e documentários, mediante encontros mensais remotos via plataforma Google Meet. Tem como público-alvo estudantes do Curso de Pedagogia e a comunidade acadêmica de modo geral. Para mais detalhes:

 

9. EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS

O Projeto Experiências Inspiradoras tem como objetivo inspirar os que ainda estão na universidade através da apresentação de entrevistas com ex-alunos sobre suas experiências profissionais, visando identificar suas áreas de atuação profissional e compartilhar suas experiências como fonte de inspiração e network para os alunos atuais. Tem como público-alvo alunos de cursos diversos e as entrevistas podem ser conferidas no canal do Youtube. Para mais detalhes:

 

10. PROJETO CORPORE

Grupo de estudos ofertado pelo LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade) que intenta ofertar um espaço de estudos e discussões acerca das diversas temáticas que envolvem o corpo, uma vez que esse guarda tantas marcas das histórias pessoais de cada um e é, muitas vezes, o “cartão de visita” na sociedade contemporânea. Tem como público-alvo a população em geral. Para mais detalhes:

 

11. PROJETO CONSTELAR

O projeto Constelar é um grupo terapêutico on-line que atua a partir da Constelação Sistêmica, objetivando acolher e dar suporte emocional a alunos da UFC e comunidade em geral. Os encontros são semanais e as inscrições podem ser feitas através de formulário on-line presente no informativo abaixo. Importante atentar para os prazos de inscrição, que o grupo mantém lista de interessados e a rotatividade varia de acordo com o interesse dos participantes. Para mais detalhes:

 

12. DIVERTIDAMENTE

Tem como objetivo geral oferecer suporte aos estudantes dos cursos da saúde da UFC, mediante ações de promoção da saúde mental, bem como, acolhimento e abordagem de suas demandas emocionais geradoras de adoecimento psíquico e de evasão dos cursos. Atualmente, oferece três atividades: Encontros Temáticos em Regulação Emocional e Mindfulness; Grupo de Prevenção e Tratamento de Transtornos de Ansiedade e Depressão; Acolhimento via WhatsApp.

O público-alvo são os alunos dos cursos de graduação, principalmente aqueles dos primeiros semestres, da área da saúde do Campus do Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina). Para mais detalhes:

 

13. PROJETO “NA LIDA DA VIDA”

O projeto “Na Lida da Vida” objetiva desenvolver atividades de orientação para o trabalho e ações de prevenção e promoção em saúde, com jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade na relação com o trabalho, e em processo de inserção ou reinserção laboral. É destinado a estudantes concludentes, estudantes transferidos, estudantes estrangeiros e trabalhadores em processo de reinserção laboral. Os encontros têm periodicidade semanal, no formato de Rodas de Conversa sobre temáticas específicas em um total de 8 encontros. Cada grupo é oferecido uma vez por semestre para cada público específico ou de acordo com a possibilidade dos estagiários. Em decorrência da pandemia de Covid-19 os encontros estão sendo realizados de forma remota. Para mais detalhes:

 

14.PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO UFC

O Projeto Pré-natal Psicológico da Universidade Federal do Ceará (UFC) visa a contribuir para um maior apoio das alunas no período de gestação e de pós-parto, almejando estabelecer uma significativa rede de apoio que deverá contribuir para a redução da taxa de evasão dessas estudantes.

Acessar Ir para o topo