Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Área do conteúdo

MapSaúde – Promoção da Qualidade de Vida Estudantil

Esta iniciativa objetiva coletar, organizar e divulgar dados sobre projetos e ações internos e externos à UFC que contribuam para a Qualidade de Vida dos estudantes.

As exigências decorrentes da rotina acadêmica (conteúdos curriculares, avaliações, apresentação de seminários, habilidades sociais, etc.), aliadas a fatores como vulnerabilidade socioeconômica e diversas fragilidades psíquicas, podem levar a condições de tensão, angústia e até quadros de adoecimento.

Tais questões, identificadas pela equipe técnica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) nos seus afazeres diários, somadas à impossibilidade de suprir a demanda por atendimento psicológico, levaram à formulação deste Projeto denominado Mapsaúde.

Os interessados em contribuir com o Mapsaúde, divulgando projetos e ações relativos à qualidade de vida estudantil, podem entrar em contato conosco via e-mail: mapsaude@ufc.br ou através do instagram @mapsaudeufc. Agradecemos a parceria.

Listados abaixo estão os projetos mapeados até o momento que se adequaram para funcionar durante o período da pandemia:

 

1. PLANTÃO PSICOLÓGICO LAPFES

Disponibiliza suporte psicológico para momentos de crise de maneira remota e gratuita a qualquer pessoa do estado do Ceará acima de 18 anos mediante preenchimento prévio de formulários de inscrição. Para mais detalhes:

 

2. DIÁLOGO E CUIDADO

 Projeto voltado para uma escuta pontual, em grupo, de estudantes de graduação que demandem essa escuta por conta de alguma situação que estejam vivenciando. Tem como público-alvo todos os estudantes de graduação da UFC e acontece mediante encontros semanais de maneira remota. Para mais detalhes:

 

3. SigniFICANDO

O projeto propõe o desenvolvimento de grupos de apoio psicossocial junto a estudantes da UFC, configurando-os como espaços de acolhimento, encontro e trocas entre estudantes que tenham interesse em compartilhar questões próprias da vivência acadêmica ou com repercussões nela. É destinado a alunos da UFC de diversos cursos e campi, mediante encontros semanais que acontecem de maneira remota, com inscrições abertas, geralmente, no início de cada semestre. Para mais detalhes:

 

4. CENTRO DE HUMANIDADES UFC – ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE

 Oferece atendimento psicológico remoto e gratuito nas modalidades de Acolhimento Psicológico e Aconselhamento Psicológico. Os atendimentos são remotos, acontecem mediante preenchimento de formulário prévio e tem como público-alvo apenas os estudantes e servidores do Centro de Humanidades. Para mais detalhes:

 

5. L’ABRI / UFC – LABORATÓRIO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Atua promovendo e facilitando grupos vivenciais nos variados campos, tendo sempre em vista a promoção da saúde mental, a atividade lúdica e a permanência do estudante na universidade. Oferece grupos de Psicodrama, RPG de Mesa e Arteterapia, renovados semestralmente. Tem como público-alvo todos os estudantes da UFC, bem como, de outras universidades e/ou faculdades. Para mais detalhes:

 

6. AÇÕES MAUC (MUSEU DE ARTE DA UFC)

O MAUC oferece oficinas, atividades culturais e educativas diversificadas, dicas de lugares interessantes de serem visitados e filmes a serem vistos, tendo como foco de suas ações a divulgação de seu acervo, o fortalecimento de vínculos entre responsáveis e crianças, bem como, o acesso da comunidade no geral à conteúdos informativos e instrumentos culturais. Tem como público-alvo a comunidade em geral de diversas idades. Durante a pandemia vem trabalhando com as seguintes ações: Férias no Mauc, Cadernos de colorir , Coluna Fica a Dica, Páginas do @museudesrtedaufc @bibliotecamauc e @educativomauc. Para informações detalhadas:

 

7. COSMOS

O COSMOS (Centro de Orientação Sobre a Morte e o Ser) é um núcleo da UFC que estuda temas como Tanatologia, Cuidados Paliativos, Psicologia Hospitalar, Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal. Dentre as atividades que oferece, se encontram: 1) o projeto Cine Cosmos que é um cine-debate onde ocorre a discussão de filmes que abordam temáticas pertinentes às áreas de estudo e atuação do núcleo, como luto, finitude e envelhecimento; Exibe semanalmente uma obra cinematográfica através da plataforma ‘Discord’, seguida de debate incluindo os responsáveis e os telespectadores sobre o que foi assistido; 2) ‘Grupo para Enlutados: Quando Fala o Coração’ que oferece, gratuitamente, apoio psicológico a pessoas vivenciando situações de perda, buscando auxiliá-las na travessia do luto e na elaboração do sofrimento psíquico advindo desse processo. Os encontros acontecem às sexta-feiras, 8h pelo Google Meet, oferecendo acolhimento e grupo de apoio. É feita a chamada por ordem de inscrição e caso se esgotem as vagas será formada uma fila de espera. Tem como público-alvo estudantes de psicologia e comunidade em geral. Para mais detalhes:

 

8. CINE CENA SOCIAL

O projeto consiste em um cineclube que acontece mensalmente na FACED, de natureza qualitativa e apoia-se na análise de filmes, sendo enriquecida por debates coordenados por professores colaboradores. Objetiva analisar o contexto social, histórico, político e educacional através de longa-metragem e documentários, mediante encontros mensais remotos via plataforma Google Meet. Tem como público-alvo estudantes do Curso de Pedagogia e a comunidade acadêmica de modo geral. Para mais detalhes:

 

9. EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS

O Projeto Experiências Inspiradoras tem como objetivo inspirar os que ainda estão na universidade através da apresentação de entrevistas com ex-alunos sobre suas experiências profissionais, visando identificar suas áreas de atuação profissional e compartilhar suas experiências como fonte de inspiração e network para os alunos atuais. Tem como público-alvo alunos de cursos diversos e as entrevistas podem ser conferidas no canal do Youtube. Para mais detalhes:

 

10. PROJETO CORPORE

Grupo de estudos ofertado pelo LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade) que intenta ofertar um espaço de estudos e discussões acerca das diversas temáticas que envolvem o corpo, uma vez que esse guarda tantas marcas das histórias pessoais de cada um e é, muitas vezes, o “cartão de visita” na sociedade contemporânea. Tem como público-alvo a população em geral. Para mais detalhes:

 

11. PROJETO CONSTELAR

O projeto Constelar é um grupo terapêutico on-line que atua a partir da Constelação Sistêmica, objetivando acolher e dar suporte emocional a alunos da UFC e comunidade em geral. Os encontros são semanais e as inscrições podem ser feitas através de formulário on-line presente no informativo abaixo. Importante atentar para os prazos de inscrição, que o grupo mantém lista de interessados e a rotatividade varia de acordo com o interesse dos participantes. Para mais detalhes:

 

12. DIVERTIDAMENTE

Tem como objetivo geral oferecer suporte aos estudantes dos cursos da saúde da UFC, mediante ações de promoção da saúde mental, bem como, acolhimento e abordagem de suas demandas emocionais geradoras de adoecimento psíquico e de evasão dos cursos. Atualmente, oferece três atividades: Encontros Temáticos em Regulação Emocional e Mindfulness; Grupo de Prevenção e Tratamento de Transtornos de Ansiedade e Depressão; Acolhimento via WhatsApp.

O público-alvo são os alunos dos cursos de graduação, principalmente aqueles dos primeiros semestres, da área da saúde do Campus do Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina). Para mais detalhes:

 

13. PROJETO “NA LIDA DA VIDA”

O projeto “Na Lida da Vida” objetiva desenvolver atividades de orientação para o trabalho e ações de prevenção e promoção em saúde, com jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade na relação com o trabalho, e em processo de inserção ou reinserção laboral. É destinado a estudantes concludentes, estudantes transferidos, estudantes estrangeiros e trabalhadores em processo de reinserção laboral. Os encontros têm periodicidade semanal, no formato de Rodas de Conversa sobre temáticas específicas em um total de 8 encontros. Cada grupo é oferecido uma vez por semestre para cada público específico ou de acordo com a possibilidade dos estagiários. Em decorrência da pandemia de Covid-19 os encontros estão sendo realizados de forma remota. Para mais detalhes:

 

14.PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO UFC

O Projeto Pré-natal Psicológico da Universidade Federal do Ceará (UFC) visa a contribuir para um maior apoio das alunas no período de gestação e de pós-parto, almejando estabelecer uma significativa rede de apoio que deverá contribuir para a redução da taxa de evasão dessas estudantes.

 

15. PAPI- Projeto de Acompanhamento Pedagógico para Inclusão

O PAPI é um projeto que foi pensado e desenvolvido pelas pedagogas da PRAE a partir da inserção das cotas para PCD’s na Universidade (L9, L10,L13 e L14). Compreende que os ingressantes com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro do autismo chegam à Universidade com uma trajetória escolar de muitas dificuldades e acumulam fatores que podem comprometer sua permanência no ensino superior. Assim, o acompanhamento deste público é feito com ações/ intervenções individuais e coletivas que favorecem a integração, pertencimento e formação de vínculos entre pares. É voltado para estudantes cotistas com Deficiência Intelectual/TEA. Para mais detalhes:

 

16. ENTRE NÓS – Grupo de Pares

O projeto é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Pedagógica da PRAE e surgiu a partir da necessidade de unir estudantes que apresentavam dificuldades de interagir com o meio universitário, para que contassem com um espaço de troca e escuta para a construção de caminhos de enfrentamento das queixas e dificuldades comuns aos participantes. As atividades propostas são rodas de conversa e dinâmicas de grupo com até 10 participantes de maneira remota via plataforma Google Meet. O grupo é composto, prioritariamente, de estudantes graduandos da modalidade presencial, provenientes do acompanhamento individual realizado pelo SOP, mas, poderá receber demandas espontâneas no período de sua inscrição que tenham perfil compatível com os demais participantes. Para mais detalhes:

 

17.FACED ACOLHE

O FACED ACOLHE busca proporcionar atividades que tenham como intuito discutir e refletir sobre alternativas de se lidar com fatores associados à saúde física e mental. Dentre suas atividades existem: 1) Rodas de Conversas (3 atividades); 2) Projeto Reiki na FACED (encontros quinzenais) e 3) L aboratório de Estudos sobre a Consciência (encontros semanais). Todas as atividades são coordenadas por docentes e facilitadores diversos a depender da natureza da intervenção em parceria com ICA, outras unidades da UFC e instituições externas.

Tem como público-alvo os docentes, discentes e TAEs da FACED e demais interessados da UFC e da comunidade em geral. As atividades são realizadas sobretudo em salas virtuais criadas no Google Meet, com limite para 100 participantes. Elas são divulgadas no site da FACED (www.faced.ufc.br), via e-mail para docentes e TAEs e via SIGAA para os discentes dos cursos de graduação e pós-graduação. Algumas delas são transmitidas no canal do Youtube Faced em Ação. Os momentos do FACED Acolhe ocorrem sobretudo nas quartas-feiras ou nas quintas-feiras, às 17h. Mas o horário de funcionamento é flexível, conforme as possibilidades dos convidados e outras demandas. Para mais detalhes:

Acessar Ir para o topo