Pró-Reitoria de Assistência Estudantil realiza capacitação em liderança para diretores das residências universitárias

Data de publicação: 16 de janeiro de 2024. Categoria: Notícias
A Divisão de Benefícios e Moradia (DIBEM) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou nesta semana, de 8 a 12 de janeiro, a Capacitação em Liderança – LIDERA, voltada para os diretores das Residências Universitárias (REUs) da UFC. O evento foi encerrado nesta sexta-feira (12), com dinâmicas e participação do pró-reitor e da pró-reitora adjunta da PRAE.

O curso visa potencializar as habilidades interpessoais e gerenciais dos participantes, fomentando condições propícias ao perfil de liderança situacional e à consolidação de uma consciência coletiva. A estudante Vitória Maciel, do Curso de Enfermagem, é diretora de uma das Residências Universitárias. Para ela, que se considera tímida e introvertida, a oportunidade de liderança ajudou na socialização. “Eu fiz mais amizades e hoje todo mundo da casa acabou me conhecendo. Como profissional, isso também me ajudou muito, porque na enfermagem nós trabalhamos com pessoas”.

Imagem: Diretores de Residências Universitárias em foto junto com integrantes da PRAE; estão em uma sala; alguns estão de pé, e outros estão sentados (Foto: Gutiérrez Reges/UFC)

Além de Vitória, outros 17 diretores auxiliam a PRAE na organização das 10 REUs, que abrigam 404 alunos que estudam nos campi da UFC em Fortaleza, mas não possuem residência na região. Mônica Coelho, assistente social da DIBEM, explica que os diretores recebem um auxílio financeiro em contrapartida às funções que executam, como gestão de orçamento para compra de produtos de limpeza, recepção dos novos estudantes, realização de assembleias de moradores, organização de escalas de limpeza e da dinâmica dos quartos e apresentação das demandas da residência na reunião com os gestores da PRAE.

Nesta edição, realizada de forma presencial, a capacitação contou com oficinas socioeducativas, na forma de exposição dialogada com os participantes, para facilitar a aplicação do conteúdo no universo das ações de liderança dos diretores das REUs. “Essa formação é um suporte muito grande, porque os desafios enfrentados pelos diretores são imensos, principalmente pós-pandemia, relacionados às próprias questões de convivência, conflitos de relacionamento, necessidades estruturais. Então, essa capacitação para os diretores é fundamental para uma boa gestão da casa”, enfatiza Mônica Coelho.

“A residência é um programa de assistência extremamente importante. Permite que o estudante saia da sua cidade, venha pra Fortaleza e consiga fazer seu curso com mais tranquilidade. E pra isso a gente precisa dar uma garantia de segurança, de qualidade e de um bom lugar pra que o estudante consiga realmente desenvolver bem suas atividades acadêmicas longe da família. É uma política extremamente importante, que precisa ser preservada para garantir que a Universidade chegue a mais lugares do que onde ela está”, declarou Bruno Rocha, pró-reitor de Assistência Estudantil, que participou das atividades com a pró-reitora-adjunta da PRAE, Márcia Regina Arão.

Texto e foto: UFC Informa