Projeto Viver com Arte leva pintura mural a espaços de convivência das Residências Universitárias

Data de publicação: 21 de julho de 2023. Categoria: Notícias

O Projeto Viver com Arte, uma ação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em parceria com a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), e o Bolsa-Arte Moda, vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, está dando cara nova às Residências Universitárias (REU) da UFC através da técnica do muralismo.

Duas residências da Universidade no Benfica – REUs 125 e 2.216 – já receberam as pinturas, que contam com a atuação dos estudantes em todo o trabalho artístico, desde a concepção do desenho a ser registrado na parede até a execução do painel.

Imagem: estudante pintando painel na residência universitária

A iniciativa tem como objetivo promover a qualidade de vida dos estudantes residentes através da arte (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Atualmente, a residência 420, do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, está recebendo as ações do projeto. Desde a última segunda-feira (17), um grupo de seis bolsistas está transformando o hall de entrada da REU com a elaboração de um painel colorido por tinta látex com as temáticas de fundo de mar e espaço sideral. Quatro residências universitárias foram selecionadas para receber os murais, sendo a próxima a REU 25, no Benfica, onde o mural começará ser pintado a partir de segunda-feira (24).

Segundo Ilanna Teixeira, assistente social da Divisão de Benefícios e Moradia da PRAE, a iniciativa tem como objetivo promover a qualidade de vida dos estudantes através da arte. “O projeto tem a finalidade de revitalizar os muros das residências universitárias com a intenção de melhorar a qualidade dos espaços coletivos, trazendo cor e elementos de identificação aos estudantes residentes. A ideia também é que haja uma integração e mobilização maior deles”, declara.

PERTENCIMENTO – Outro benefício atingido pela proposta é o reforço de vínculos e da sensação de pertencimento aos espaços de moradia. A estudante do sexto semestre do Curso de Design-Moda Aline Rodrigues é residente da REU 420 e integra a equipe de seis bolsistas que atua na pintura dos painéis. A jovem destaca a satisfação pessoal por colaborar com a melhoria do espaço de coabitação universitária.  “Moro aqui há um ano, eu me mudei depois da pandemia e gosto do espaço. Fico feliz porque é como se eu estivesse contribuindo para melhorar o ambiente em que moro e que tem pessoas de que eu gosto. Como criei esse vínculo com o espaço, é como se estivesse dando um presente, então fico muito feliz com isso”, afirma.

imagem: estudantes e assistente social da painel posam para foto

Da esq. para dir. os estudantes de moda Weverton Dimas, Aline Rodrigues, Sofia Félix, Lucas Viudez, e a assistente social Ilanna Teixeira, que integram o projeto Viver com Arte (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)