Retorno das atividades presenciais na Divisão de Atenção ao Estudante (DAE)

Data de publicação: 11 de março de 2022. Categoria: Notícias

A Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da PRAE UFC realiza ações de assistência estudantil com a finalidade de ampliar as condições de permanência dos estudantes da UFC. Dentre essas ações, estão o Acolhimento e o Acompanhamento Psicológico.

O Acolhimento consiste em uma escuta qualificada realizada por psicólogo(a) ou assistente social/psicopedagoga e destinada a estudantes da UFC que estejam vivenciando sofrimento psicológico e/ou dificuldades no campo da aprendizagem. No espaço de acolhimento, o estudante pode expressar suas dificuldades e receber orientações e sugestões de desdobramentos da sua demanda. Em algumas situações, pode ser suficiente para contribuir para alguma redução do sofrimento psíquico e, em outras, faz parte de um processo para chegar a mudanças de posição diante das dificuldades enfrentadas. O acolhimento pode acontecer ao longo de um ou mais encontros, dependendo da especificidade de cada caso.

O Acompanhamento Psicológico disponibilizado pela DAE acontece nas modalidades individual e de grupo, de acordo com a existência de vagas e com as demandas apresentadas. Caso haja necessidade e disponibilidade do estudante para se engajar em um processo de Acompanhamento Psicológico e não haja vagas na DAE, são informados serviços de atendimento psicológico gratuito – de modo geral, clínicas-escola, aos quais o discente pode se dirigir para iniciar um processo psicoterapêutico.

O formato do Acolhimento pode acontecer por meio de chamada de vídeo e/ou voz ou presencialmente, em horário previamente agendado e combinado com o estudante.
Os discentes interessados em agendar um horário para Acolhimento devem enviar um e-mail para dae.case@ufc.br expressando essa necessidade e aguardar o contato do profissional responsável.

Lembramos que, em caso de Acolhimento presencial, será necessário comprovar, pelo menos, duas doses ou dose única da vacina contra COVID-19 conforme dispõe a Portaria nº 61, de 07 de março de 2022.

Divisão de Atenção ao Estudante (DAE)
Fone: (85) 3366-7440 / 7447
E-mail: dae.case@ufc.br