UFC reajusta em até 75% valor de bolsas e auxílios estudantis; aumento começa a ser pago a partir deste mês

Data de publicação: 7 de julho de 2023. Categoria: Sem categoria

Estudantes de graduação e pós-graduação beneficiados com bolsas e auxílios pagos pela Universidade Federal do Ceará – ou seja, bolsas que não são concedidas por órgãos externos – terão um reajuste nos valores recebidos a partir deste mês de julho.

As bolsas de R$ 400,00 foram reajustadas para R$ 700,00, um aumento de 75%; já os auxílios, concedidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), terão diferentes percentuais de ampliação, podendo chegar a 71% (caso do auxílio-moradia, que passará a ser de R$ 910,00 mensais).

Imagem: estudantes caminhando no campus de Sobral

A medida consta em portaria assinada, na última quinta-feira (6), pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e visa equiparar o valor das bolsas da UFC ao aumento anunciado pelo Governo Federal para diversas bolsas acadêmicas, em fevereiro deste ano.

A iniciativa da UFC avança na equiparação, ao incluir também os auxílios. “É uma vitória. Nossas bolsas estavam congeladas há muitos anos. Desde 2019 pensávamos em fazer o reajuste, mas, em face da pandemia, tivemos de priorizar outras áreas. Esse aumento é uma maneira de apoiar a comunidade discente, incluir melhor os estudantes na vida acadêmica. Fico muito feliz de termos conseguido”, afirmou o reitor.

Conforme explicou o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, a UFC vinha fazendo articulações com o Governo e a bancada federal cearense no Congresso Nacional, a fim de garantir uma recomposição orçamentária que viabilizasse o pagamento do reajuste das bolsas.

De acordo com o Prof. Almir, só agora foi possível implementar a medida, a partir de recursos oriundos de emendas parlamentares da bancada federal cearense.

A verba garante o pagamento do reajuste até dezembro deste ano. A partir de 2024, a UFC irá trabalhar para que os recursos estejam garantidos no próprio orçamento da UFC. “Na nossa proposta orçamentária para 2024, já estamos incluindo os novos valores das bolsas, de modo a assegurar a manutenção do pagamento”, explicou o pró-reitor.

COMO FICAM OS VALORES – As bolsas pagas pela UFC para estudantes de graduação por meio das diversas pró-reitoras – por exemplo: as de iniciação acadêmica, monitoria, desporto, extensão, dentre várias outras – passam de R$ 400,00 para R$ 700,00.

Na pós-graduação, o reajuste de R$ 400,00 para R$ 700,00 não se confunde com aquele já concedido pelo Governo Federal às bolsas de mestrado e doutorado; trata-se de bolsas pagas pela UFC a estudantes de pós-graduação que atuam em programas de apoio à graduação.

Já os auxílios serão pagos com os seguintes valores:

Imagem: tabela mostra valores das bolsas reajustadas

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) – e-mail: proplad@proplad.ufc.br