SigniFICANDO

Projeto SigniFICANDO

O Projeto SigniFICANDO: grupos de apoio à permanência na Universidade tem como objetivo desenvolver grupos de apoio psicossocial para estudantes da UFC/Fortaleza, visando a construção de espaços de troca e compartilhamento de experiências ligadas aos desafios e às vicissitudes da inserção na vida universitária. O Projeto coaduna-se com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que estabelece a atenção à saúde e o apoio pedagógico como áreas de desenvolvimento de ações da assistência estudantil, com “a finalidade de ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior”.

A atuação busca a consolidação de estratégias de cuidado e promoção da qualidade da permanência de estudantes da UFC, estimulando a integração e a criação de laços de apoio entre os participantes e fomentando o diálogo em torno de temas pertinentes ao cotidiano na Universidade e à saúde mental no Ensino Superior.

O Projeto inclui a realização de Grupos de Apoio Psicológico para Estudantes da UFC, cujas inscrições de interessados acontecem no início de cada semestre letivo, com divulgação no site da PRAE. Pode abranger também atividades e intervenções coletivas e pontuais em Unidades Acadêmicas a partir da interlocução com servidores docentes e técnico-administrativos, bem como
com representações estudantis.

Os encontros grupais contemplam temáticas como as seguintes: Saúde Mental no Ensino Superior; Sofrimento Psíquico na Universidade; Resiliência na vida acadêmica; Estresse e Ansiedade na rotina universitária; Vínculos e a relação com o Outro na Universidade, etc. A facilitação dos encontros é realizada por psicólogos(as) da Divisão de Atenção ao Estudante, da Coordenadoria de Assistência Estudantil.

Contato: projetosignificando@gmail.com.