Grupos de Apoio Psicológico – Projeto SigniFICANDO

O Projeto SigniFICANDO: grupos de apoio à permanência na Universidade tem como objetivo desenvolver grupos de apoio psicossocial para estudantes da UFC/Fortaleza, visando a construção de espaços de troca e compartilhamento de experiências ligadas aos desafios e às vicissitudes da inserção na vida universitária. O Projeto coaduna-se com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que estabelece a atenção à saúde e o apoio pedagógico como áreas de desenvolvimento de ações da assistência estudantil, com “a finalidade de ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior”.

A atuação busca a consolidação de estratégias de cuidado e promoção da qualidade da permanência de estudantes da UFC, estimulando a integração e a criação de laços de apoio entre os participantes e fomentando o diálogo em torno de temas pertinentes ao cotidiano na Universidade e à saúde mental no Ensino Superior.

O Projeto realiza Grupos de Apoio Psicológico para Estudantes da UFC. Os encontros grupais contemplam temáticas como as seguintes: Saúde Mental no Ensino Superior; Sofrimento Psíquico na Universidade; Resiliência na vida acadêmica; Estresse e Ansiedade na rotina universitária; Vínculos e a relação com o Outro na Universidade, etc. A facilitação dos encontros é realizada por psicólogos(as) da Divisão de Atenção ao Estudante, da Coordenadoria de Assistência Estudantil.

Foto - Encontro de Grupo de Apoio Psicológico - Agosto/2021

Foto – Encontro de Grupo de Apoio Psicológico – Agosto/2021

As inscrições acontecem periodicamente e as informações são divulgadas nas mídias da PRAE. Interessados também podem entrar em contato com o Projeto, através do e-mail projetosignificando@gmail.com. Iniciado em 2019, o Projeto realizava os encontros grupais presencialmente até março de 2020; com o advento da pandemia da Covid-19, passaram a ocorrer de modo virtual, através do Google meet, e assim se mantêm até o presente momento.

Equipe do Projeto SigniFICANDO 2019