Orientações em Saúde Mental
O contexto universitário é repleto de desafios que podem impactar a saúde mental dos estudantes. Reconhecendo a importância de uma rede de cuidado atenta e solidária, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE/UFC) disponibiliza este Material de Apoio à Comunidade Acadêmica, com o objetivo de orientar servidores (docentes e técnico-administrativos) e estudantes sobre como agir diante de situações de sofrimento psíquico e crises emocionais no ambiente universitário.
Este material reúne orientações práticas e acessíveis para identificar e lidar com diferentes níveis de sofrimento, desde situações leves até casos de crise com risco à vida (para mais informações sobre esses casos mais graves clique aqui), sempre respeitando os limites de atuação de cada pessoa e promovendo o encaminhamento adequado aos serviços de saúde e apoio disponíveis.
Além das diretrizes gerais, o documento inclui também o Material sobre Primeiros Cuidados Psicológicos, que oferece subsídios para a realização de escutas acolhedoras e seguras — fundamentais para reduzir o sofrimento imediato e favorecer o acesso a cuidados especializados.
O propósito central deste guia é fortalecer a cultura do cuidado, da escuta e da corresponsabilidade na UFC, promovendo um ambiente mais humano, sensível e preparado para acolher as pessoas em seus diferentes momentos de vulnerabilidade.
Estou presenciando estudante em crise: O que fazer?
Clique nas cartilhas abaixo para obter informações.
Em síntese, seguem as três situações e o passo a passo para cada uma delas nos links.
1. Estudante em situação de sofrimento, mas sem sinalizar perda de controle
2. Estudante em crise está consciente, mas refere intensidade de sintomas (ansiedade e pensamentos persistentes e negativos) e alguma perda de controle
3. Estudante em situação de crise, com risco de vida/saúde ou colocando outros em risco
Abaixo esquema ilustrativo que apresenta os três modos de ajuda de acordo com a situação da pessoa em sofrimento



