Suco natural retorna ao cardápio do Restaurante Universitário (RU) em Fortaleza a partir de 8 de novembro

Data de publicação: 27 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

A espera acabou. A oferta de suco natural nos restaurantes universitários dos campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza já tem data para voltar: será em 8 de novembro, primeiro dia dos Encontros Universitários 2023. Com uma abordagem voltada para a sustentabilidade, a UFC implementou uma solução que não apenas satisfará os desejos dos estudantes mas também contribuirá para a preservação do meio ambiente.

O retorno do suco ao RU foi uma reivindicação do corpo discente da Universidade. “Nós trabalhamos desde o primeiro dia de gestão para que o retorno do suco acontecesse de forma mais rápida. E é com alegria que a gente já pode dizer aos estudantes que o processo foi concluído. E vai voltar com qualidade nutritiva, com sabor”, anuncia o reitor Custódio Almeida.

Leia nota da Reitoria da UFC sobre o retorno do suco natural aos refeitórios do RU em Fortaleza

Imagem: Banner com uma mão segurando um copo e com o seguinte texto:

Os sucos serão servidos de forma sustentável, buscando abolir o uso de copos descartáveis (Imagem: Divulgação/UFC Informa)

QUALIDADE NUTRICIONAL – Para Natália Vasconcelos, nutricionista e coordenadora do RU, a inclusão dos sucos nas refeições fornecidas pelo Restaurante Universitário da UFC representa uma melhoria na qualidade nutricional das refeições disponibilizadas à comunidade universitária. “Estamos muito satisfeitos em trazer de volta os sucos naturais, que são uma fonte importante de vitaminas e minerais, essenciais para uma alimentação saudável”, aponta.

Além de atender à demanda local, a volta do item garante igualdade do serviço ofertado pelo Restaurante Universitário, visto que ele já integra os contratos dos demais RUs localizados nos campi do Interior. Nesse sentido, a UFC disponibilizou R$ 1.654.765,00, recurso adicionado em aditivo ao contrato estabelecido entre a Universidade e a empresa que fornece as refeições. O valor representa um acréscimo de 8,14% ao contrato vigente.

IMPORTÂNCIA RECONHECIDA – Para o pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Bruno Rocha, o retorno do suco representa mais do que o incremento do item na refeição. Trata-se, segundo ele, de uma demonstração de que a refeição oferecida na Universidade, por meio do RU, tem sua importância reconhecida.

Imagem: O Restaurante Universitário é um dos principais equipamentos da UFC e é parte central da política de assistência estudantil (Foto: Ribamar Neto/UFC)

“A integralidade dos conteúdos da refeição, com a presença desse item que é simbólico, pela forma como foi retirado, mostra que nessa gestão há compromisso com a assistência estudantil e com a permanência dos estudantes na Universidade, para que eles possam passar o dia inteiro aqui e saber que estão recebendo do restaurante uma refeição de qualidade e completa”, considera.

SABORES – Integrarão o cardápio as seguintes opções de sabores: manga, goiaba, caju, acerola, tamarindo, seriguela, abacaxi, cajá, maracujá e graviola. Será oferecido ao público apenas um sabor de suco, que será alternado a cada refeição.

Vale destacar que o valor da refeição no RU permanecerá o mesmo: R$ 1,10 para estudantes que realizarem recarga eletrônica (PIX, GRU e cartão de crédito) e R$ 13,50 para servidores docentes e técnico-administrativos.

Imagem: Dez diferentes sabores de sucos farão parte do cardápio do RU ao longo da semana (Imagem meramente ilustrativa/domínio público)

Dez diferentes sabores de sucos farão parte do cardápio do RU ao longo da semana (imagem meramente ilustrativa/domínio público)

SUSTENTABILIDADE – Em consonância com os valores de responsabilidade ambiental da Universidade, a maneira como os sucos serão servidos passará por uma transformação inovadora, encorajando os membros da comunidade universitária a adotar práticas mais conscientes em relação ao consumo.

A partir de 8 de novembro, os sucos naturais serão servidos de forma sustentável, buscando abolir completamente o uso de copos descartáveis. Na ocasião, será lançado um projeto-piloto introduzindo o conceito de autoatendimento para os sucos naturais, em que os usuários deverão trazer os próprios copos. Nesse esquema, os estudantes terão a oportunidade de se servir, promovendo não apenas a comodidade mas também a participação direta na redução do desperdício.

Para garantir que todos possam continuar desfrutando dos sucos naturais de qualidade, a UFC conta com o compromisso de todos para um consumo consciente. A quantidade per capita de 300 mililitros será mantida, garantindo que haja equidade no acesso a essa opção no cardápio.

A coordenadora do RU, Natália Vasconcelos, expressou otimismo em relação à iniciativa. “Estamos adotando medidas que reflitam os valores sustentáveis da nossa Instituição, como o uso de embalagens reutilizáveis. Convidamos toda a comunidade a se juntar a nós nessa jornada rumo a um RU mais saudável e ecologicamente responsável”, convoca.

Fonte: Restaurante Universitário da UFC – e-mail: ru@ufc.br